Empresas do Setor de Óleo e Gás abrem as portas para jovens do ensino médio

A Trilha Empreendedora iniciou essa semana as aplicações do Programa Empresário Sombra para jovens de 7 escolas do estado do Rio, contando a princípio com a participação de três grandes empresas do setor de óleo e gás: Wilson Sons, Supergasbras e Subsea 7.

O objetivo do programa é que os estudantes conheçam a rotina de grandes empresas e interajam com colaboradores das mais diversas áreas. A Supergasbras, por exemplo, apresentou aos jovens o funcionamento dos setores de logística, financeiro, inovação, marketing, RH, relacionamento com o cliente, contabilidade, jurídico e comercial.

Um dia intenso, mas super proveitoso. “O mais bacana foi ter podido trazer a turma toda, rever esses alunos queridos e apresentar um pouco do nosso universo, esperando que eles se inspirem a estudar e a planejar suas carreiras”, disse Lucinda Miranda, Coordenadora de Responsabilidade Socioambiental da Supergasbras.

Muitos dos jovens participantes do Empresário Sombra moram em regiões distantes da baixada fluminense. Para eles, essa experiência foi o primeiro contato com o ambiente corporativo. “Eu não queria nem vir, mas o que eu vi aqui hoje mudou a minha cabeça”, disse Crisley, aluna do CIEP 199 Charles Chaplin.

O Voluntário Claudio Vieira ao se identificar com as histórias dos jovens acabou contando a sua própria. “Eu vim de comunidade. Sou do Vidigal, nascido e criado. Sempre via meus colegas na rua e pensava no quanto queria ser alguém na vida. Estudei em escola pública, morava em comunidade e hoje estou aqui. E por quê? Porque eu me esforcei e vocês podem fazer isso também”, declarou ele, que é o atual Gerente de Contabilidade da Supergasbras.

“Não conseguimos plantar uma sementinha em todo mundo, mas se conseguirmos plantar em um… Então já valeu a pena”. Essa foi a sensação da primeira semana de aplicações da Trilha Empreendedora, que certamente deixou uma mensagem muito importante à todos que a viveram.

Galeria de Fotos:

A Trilha Empreendedora:

A Trilha Empreendedora é um projeto, em parceria com as empresas associadas ao IBP e a SEEDUC, que prevê a aplicação de uma sequência de programas da Junior Achievement dentro do currículo do ensino médio de escolas da rede estadual do Rio de Janeiro. Este ano, a Trilha Empreendedora pretende impactar, até o fim do ano, 2.300 alunos da rede pública estadual, beneficiando 24 escolas em 10 municípios do estado.

Saiba mais: http://www.jarj.org.br/trilha-empreendedora/

A Junior Achievement:

A JA é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo jovem do mundo. Fundada em 1919, nos EUA, tem como objetivo despertar o espírito empreendedor nos jovens em idade escolar. Está presente em 118 países e em todos os estados do Brasil. Com apoio de uma rede de voluntários, a sede carioca já impactou mais de 270 mil estudantes nos últimos anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *