A primeira edição do Dia do Bem, iniciativa da Ancar Ivanhoe realizada no dia 31 de maio, impactou 2400 jovens de 23 escolas em todo o país. Por outro lado, a ação também teve um papel importante no estímulo ao voluntariado e a responsabilidade social entre os funcionários dos shoppings administrados pela empresa. A atividade aconteceu simultaneamente em todas as escolas envolvendo 216 voluntários, entre diretores, superintendentes, gerentes e colaboradores que deixaram os escritórios da Ancar por uma boa causa. Em parceria com a Junior Achievement, esses profissionais voltaram para as salas de aula com a missão de compartilhar experiências, debater sobre ética e estimular os estudantes a se prepararem para os empregos do futuro.

No Rio foram 499 alunos impactados. Os 59 voluntários da Ancar envolvidos na ação pela cidade vestiram a camisa do bem e se dividiram entre quatro escolas de diferentes regiões. Foram momentos especiais tanto para o time da Ancar, que compartilhou suas vivências profissionais, quanto para os estudantes, que saíram da experiência mais estimulados e com novas perspectivas. Fernanda Keller de 15 anos, aluna da FAETEC João Luiz do Nascimento, em Nova Iguaçu, conta: “Depois do dia de hoje fiquei ansiosa para entrar no mercado de trabalho e colocar as dicas em prática. Ver os voluntários falando das suas experiências foi motivador, a gente começa a enxergar que as coisas são menos complicadas do que parecem”.

O Dia do Bem faz parte de um programa maior, o Bem Ancar, que vem investindo em projetos sociais não só com apoio financeiro, mas também com a participação de seus colaboradores em ações como essa. Os voluntários, neste caso, se empenharam na aplicação dos programas como o Conectado com o Amanhã, Vamos Falar de Ética e Vantagens de Permanecer na Escola. Ao final da atividade em sala de aula, muitos voluntários se comprometeram em participar novamente. “A gente deixa o ambiente de trabalho para compartilhar um conhecimento que nem sabia que seria útil para um aluno do Ensino Médio. É bom descobrir que tenho muito para passar e aprender”, disse Watson Braga, Coordenador de CPE da Ancar.

Marcelo Carvalho, co-presidente da Ancar Ivanhoe, ressalta que a responsabilidade social sempre fez parte dos valores da empresa e está presente em diversas ações realizadas pelos shoppings, seja em prol de instituições locais ou através de atividades para o bem-estar dos colaboradores. “Queremos reforçar ainda mais a força do grupo para promover o bem e fazer a diferença em nossa sociedade. O objetivo do Dia do Bem é esse: ser uma data em nosso calendário que materialize e reforce o quanto fazer o bem é bom para quem faz e para quem recebe”, afirma.

No Rio, as escolas que receberam a ação foram o Colégio Estadual Antônio Maria Teixeira Filho, no Leblon; a Escola SESC de Ensino Médio, em Jacarepaguá; o CEFET, em Maria da Graça, e a FAETEC João Luiz do Nascimento, em Nova Iguaçu.

Confira o vídeo da ação no Rio de Janeiro:

Sobre a Junior Achievement:

A JA é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo jovem do mundo. Fundada em 1919, nos EUA, tem como objetivo despertar o espírito empreendedor nos jovens em idade escolar. Está presente em 118 países e em todos os estados do Brasil. Com apoio de uma rede de voluntários, a sede carioca já impactou mais de 270 mil estudantes nos últimos anos.