Ex-aluna da Junior Achievement Rio de Janeiro cria empresa no Programa JA Startup e dá continuidade no projeto para lançar o negócio

Com apenas 18 anos, Carol Marceli já desenhou estratégias para criar duas empresas nos programas da Junior Achievement – ONG de educação empreendedora para jovens e crianças – sendo eles o Tack Rio Festival, que aconteceu em 2018 e o JA Startup, em 2019. Neste último, Carol criou um empreendimento social chamado Supimpa que, mesmo após a conclusão do programa, teve continuidade nas atividades visando o lançamento do negócio no mercado. A Supimpa é uma plataforma digital que conecta pessoas da terceira idade, possibilitando o entretenimento e interações com demais pessoas. 

Crescida em Belford Roxo, município da Baixada Fluminense, Marceli sempre notou que os idosos ao seu redor ficavam muito ociosos e sozinhos, e que isso, na maioria das vezes, interfere na saúde mental, podendo até gerar uma depressão. Para solucionar essa questão, ela criou a Supimpa.  “Penso no entretenimento para os idosos como agente de transformação para melhor qualidade de vida, através do convívio sociocultural. Nosso objetivo é impactar a vida de pessoas da terceira idade, proporcionando alegria, facilitando o acesso à cultura, troca de experiencias e convivência.”, explicou. 

Atualmente, Carol cursa a graduação de Design Gráfico na Facha, e participa do programa de formação para desenvolvedores de aplicativos para plataformas Apple, a Academia de Desenvolvedores da Apple, na PUC. É neste programa que a estudante está adaptando o modelo de negócio para desenvolver o aplicativo e poder lançar para o mercado, além de ter a oportunidade de receber mentorias de aceleração da startup de outras instituições. 

Para Carol Marceli toda essa repercussão foi motivada pelo destaque conquistado no JA Startup, por isso, acredita que a Junior Achievement possui um papel muito importante na vida do jovem, agregando novas habilidades, atitudes e conhecimentos que abrem portas para outras oportunidades. “Foi no JA Startup que o mosquitinho do empreendedorismo me mordeu. O programa foi uma experiência incrível. Eu tive a oportunidade de conhecer técnicas, descobrir habilidades e aprender a pensar como empreendedora, ter uma visão especial para o social, percebendo o que há ao meu redor. A Supimpa deu visibilidade para que eu recebesse outras oportunidades que também me agregam muita coisa boa”, contou a aluna. 

Sobre a Junior Achievement 

A Junior Achievement é a maior e mais antiga ONG de educação empreendedora para crianças e jovens do mundo, abordando prática em negócios, economia e empreendedorismo. Fundada em 1919, está presente em 120 países e em todos os estados do Brasil. Com apoio de uma rede de voluntários, a sede carioca já impactou mais de 300 mil estudantes nos últimos anos.