A noite da última segunda-feira (01/10) foi mais que especial. Marcada por momentos que ficarão gravados na memória dos mais de 450 jovens formandos e mais de 100 mentores voluntários do Programa Miniempresa em 2018. A Cidade das Artes ficou pequena ao receber tantos responsáveis, representantes de escolas parceiras e mantenedores da Junior Achievement para prestigiar os protagonistas da cerimônia.

Após uma apresentação emocionante do paraninfo, Wellington Vitorino, e uma homenagem aos voluntários da edição de 2018, os jovens subiram ao palco para receber o certificado de conclusão do programa. Neste ano,  19 escolas e 2 projetos sociais participaram do programa, uma metodologia da Junior Achievement que permite que jovens do ensino médio criem um produto e uma empresa ao longo de 16 jornadas, com apoio de voluntários.

“Parabéns a todos vocês que chegaram até aqui. Vocês fizeram um ótimo trabalho e tenho certeza que foi uma experiência transformadora”, declarou Mariana Carvalho, Presidente da JA no Rio.

O silêncio tomou conta do teatro ao início das premiações, interrompido pelos gritos do público a cada anúncio. A Equipe Escreverde, do Instituto GayLussac, em Niterói, recebeu o Prêmio Maria Luisa Rodenbeck Equipe Empreendedora, oferecido pelo OutbackA presidente da Escreverde, Andressa,  recebeu o troféu do sócio do Outback, Rodrigo Moreno. Aprendi que ser presidente de uma empresa é mais que lidar com a gestão das quatro áreas e distribuir as atividades. É descobrir potencialidades escondidas e a consciência de que depois, você nunca mais será o mesmo”.

Andressa Mota, Presidente da Escreverde, ao lado de Rodrigo Moreno, Sócio do Outback.

A Miniempresa Greenpen, da FAETEC Nova Iguaçu, recebeu o Prêmio Michelin de Sustentabilidade. Os 30 alunos da escola desenvolveram canetas sustentáveis feitas com jornal, papel semente e revistas antigas. O prêmio considerou as matérias-primas ecológicas utilizadas, criatividade, consciência no manuseio de ferramentas, gestão responsável, entre outros aspectos.

Da esquerda para a direita: Rodrigo Trocate, Presidente da GreenPen, ao lado de Rodrigo Santiago, da Michelin.

A Michelin, patrocinadora da premiação, levará três integrantes da Miniempresa e um responsável da escola para conhecer o projeto realizado na Bahia, o Michelin Ouro Verde Bahia.

Um dos prêmios mais esperados é o Prêmio Shell Achiever Empreendedor, que este ano foi para Isabelly de Souza, aluna da ETERJ – Itaguaí. Como premiação, a jovem ganhou uma bolsa completa de participação no Findinexa Brasil 2019 – o maior fórum de Empreendedorismo Jovem do Brasil. “Estou muito feliz por ter sido escolhida como Achiever Empreendedora. Esse prêmio não é só meu, mas compartilhado entre toda a minha Miniempresa. Toda experiência que eu tive até agora só foi possível graças a JA por ter me dado a oportunidade de participar do Miniempresa e desenvolver habilidades que levarei para o resto de minha vida. fazendo-me continuar a saga pelo empreendedorismo”, declarou a achiever ao receber o prêmio.

Da esquerda para direita: Marcia Trotte (Shell), Isabelly de Souza (Achiever Empreendedora – 1° lugar), Maria Claudia Lima (Shell), Andressa Mota (Achiever Empreendedora – 2° lugar), Rodrigo Ferreira (Shell) e Bruna Bragança (Achiever Empreendedora – 3° lugar).

Os mestres de cerimônia – também ex-achievers do Miniempresa –  terminaram a noite agradecendo as empresas parceiras, como Ancar IvanhoeShellMichelinIpiranga, Outback, Spoleto, TurimKPMGGerdauDell, Shopping Nova América e Rede Cruzada por proporcionarem a alunos do ensino médio a oportunidade de vivenciarem uma experiência prática de negócios.

Veja então as classificações da noite:

  • Prêmio Desafio Nexa

1º Lugar – Escreverde (Instituto GayLussac), 2° Lugar – Full Confort (FAETEC Adolpho Bloch)  e 3º Lugar – Kicanga (Colégio Pedro II)

  • Prêmio Gestão de Pessoas

1º Lugar – Escreverde (Instituto GayLussac), 2° Lugar – EcoStyle (Colégio Anglo Americano),  e 3º Lugar– Full Confort (FAETEC Adolpho Bloch)

  • Prêmio Relatório Final

1º Lugar – Vidulum (FAETEC Santa Cruz), 2° Lugar – Escreverde (Instituto GayLussac) e 3º Lugar – Cangaru (Liceu Franco Brasileiro)

  • Prêmio Produção

1º Lugar – Escreverde (Instituto GayLussac), 2° Lugar – Kicanga (Colégio Pedro II) e 3º Lugar – EcoStyle (Colégio Anglo Americano)

  • Prêmio Marketing e Comunicação

1º Lugar – Escreverde (Instituto GayLussac), 2° Lugar – Veste Aí (Colégio CEI) e 3º Lugar – EasyNote (CEC Barra)

  • Prêmio Financeiro

1º Lugar – Escreverde (Instituto GayLussac), 2° Lugar – EcoStyle (Colégio Anglo Americano) e 3º Lugar – Soneca (Escola Alemã Corcovado)

  • Prêmio Michelin de Sustentabilidade

1º Lugar – Greenpen (FAETEC João Luiz do Nascimento), 2° Lugar – Escreverde (Instituto GayLussac) e 3º Lugar – Keep Cable (IFF Maricá)

  • Prêmio Shell Achiever Empreendedor

1º Lugar – Isabelly de Souza (Almonó – ETERJ Itaguaí), 2° Lugar – Andressa (Escreverde – Instituto GayLussac) e 3º Lugar – Bruna Bragança (EcoStyle – Colégio Anglo Americano)

  • Prêmio Maria Luisa Rodenbeck Equipe Empreendedora

1º Lugar – Escreverde (Instituto GayLussac), 2° Lugar – EcoStyle (Colégio Anglo Americano) e 3º Lugar – Full Confort (FAETEC Adolpho Bloch)

Obrigado a todos os voluntários que tornaram esta edição possível! 

Sobre a JA:

A Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo jovem do mundo. Fundada em 1919, nos EUA, tem como objetivo despertar o espírito empreendedor nos jovens em idade escolar. Está presente em 118 países e em todos os estados do Brasil. Com apoio de uma rede de voluntários, a sede carioca já impactou mais de 270 mil estudantes nos últimos anos.