Jovens da Miniempresa by Dell apresentam os resultados depois de 16 semanas à frente da Camuflaê

Quem já fez o Miniempresa sabe – ao final, é preciso prestar contas aos acionistas que acreditaram na ideia e investiram na empresa. A Assembleia Geral da Camuflaê não foi diferente. Diante de acionistas e convidados,  o grupo apresentou no última dia 20 de junho os resultados da sua Miniempresa, bem como as estratégias e lições aprendidas.

Um avanço e tanto para os jovens – a maioria estudante do ensino médio, na faixa de 17 anos, oriundos de diferentes regiões do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense.  Quando começaram o programa, em abril deste ano, eles não conheciam praticamente nada sobre o assunto, como lembra Letícia, eleita pelos colegas para assumir a presidência da Miniempresa.

Com o apoio dos voluntários da Dell e a metodologia da Junior Achievement, eles conseguiram desenvolver o produto e administrar uma empresa ao longo das 16 semanas. Uma jornada cheia de desafios, durante a qual eles tiveram que lidar com problemas reais e tomar decisões estratégicas. A troca do produto no meio do processo foi um dos problemas que os jovens enfrentaram. Mas, com criatividade e espírito colaborativo, o grupo seguiu avançando e aprendendo com cada nova situação.

O Presidente da Ação da Cidadania e filho do Sociólogo Hebert de Souza, Daniel Souza, abriu a Assembleia, na sede da ONG, reforçando a importância da educação empreendedora no desenvolvimento do país e na redução da desigualdade.

Ao  criar e gerenciar uma empresa real, o jovem tem a oportunidade de desenvolver competências e habilidades essenciais para a vida, como relata Letícia Cristina.

“Há pouco tempo eu era apenas uma estudante do ensino médio e agora sinto que também sou uma empreendedora, responsável pelos caminhos que construo para alcançar meus objetivos. Tenho visão sobre as organizações, o mercado de trabalho e as competências importantes. Agradeço imensamente ao Programa Miniempresa e aos voluntários da Dell por isso!”.

A coordenadora da Ação da Cidadania, Jeniffer Barbosa, acompanhou de perto as mudanças de comportamento dos jovens. “Eles desenvolvem diversas competências, como senso do coletivo, negociação, criatividade, gestão do tempo e ainda fortalecem seus valores. Tudo isso em questão de semanas. É impressionante!”

A jornada também foi intensa para os voluntários,  profissionais da Dell que dedicaram 3 horas semanais, para orientar os jovens nas áreas de produção, RH, finanças e marketing. “É sempre muito engrandecedor o trabalho de preparar jovens para o que quer que seja… Creio que o ponto alto do programa seja ver o desabrochar da empresa, ver os jovens superando dificuldades e mandando ver”, disse Tiago Calmon, Voluntário da Dell.

Galeria de Fotos:

Agradecemos aos voluntários da Dell: Flávio Milman, André Dias, João Bonnassis e Tiago Calmon, e aos associados do Nexa-RJ: Lucas Manso, Robert Maria, Thierry Rosa e Leydimilla, pelo apoio sem fim durante a trajetória da Camuflaê e por contribuir para a formação desses jovens empreendedores. Também gostaríamos de agradecer a Dell, por viabilizar esta edição do programa na Zona Portuária do Rio, e à parceria da Ação da Cidadania. Juntos somos mais fortes!

Sobre a JA:

A Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo jovem do mundo. Fundada em 1919, nos EUA, tem como objetivo despertar o espírito empreendedor nos jovens em idade escolar. Está presente em 118 países e em todos os estados do Brasil. Com apoio de uma rede de voluntários, a sede carioca já impactou mais de 270 mil estudantes nos últimos anos.

2 Responses to “Jovens da Miniempresa by Dell apresentam os resultados depois de 16 semanas à frente da Camuflaê

  • Carla Kátia de Sousa
    1 mês ago

    Sou Assistente Social e acompanho o desenvolvimento de crianças e adolescentes na Instituição em que atuo. Pude acompanhar de perto a experiência vivenciada pela Letícia Christina (sou sua responsável) e percebi a sua evolução pessoal e profissional a partir desse Programa, que considero um divisor de águas na vida dela… Parabéns a todos os envolvidos neste Programa e parabéns aos jovens da MiniEmpresa Camuflaê. Este é o caminho!!!

    • Carla, temos um imenso orgulho da Letícia. É incrível receber esse seu depoimento a respeito da experiência dela. Esperamos que continuemos juntos em mais projetos! Em nome da Equipe JA, muito obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *