Duque de Caxias recebe Metodologia STEM com apoio de voluntários da Ultragaz

O Programa Nossa Comunidade da Junior Achievement, utilizando a metodologia STEM, atendeu na última terça (12) 215 alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Dr. Manoel Reis, em Duque de Caxias. Turmas do 3°, 4º e 5° ano foram beneficiadas com apoio de 28 voluntários da Ultragaz, que cederam seu tempo de trabalho para contribuir com a formação empreendedora dos jovens estudantes. “A sensação que eu tenho é que a gente recebeu muito mais do que veio doar. Eu é quem ganhei o presente”, disse a voluntária Rosângela Purcino.

Confira as fotos:

O programa aplicado consiste em levar uma série de conhecimentos, habilidades e atitudes aos jovens, que são inerentes às profissões atuais e futuras. Alguns conceitos abordados: interdependência, relação com a comunidade, colaboração, carreiras, competências, empatia e inovação. Camila Aguiar, Diretora Executiva da JA Rio de Janeiro, diz que um dos grandes objetivos do Nossa Comunidade STEM é preparar estudantes de hoje para o mercado de trabalho do amanhã.

sigla STEM é um acrônimo em inglês usado para designar as quatro áreas do conhecimento: Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (em inglês Science, Technology, Engineering, and Mathematics).

Atualmente, a Metodologia STEM tem a função não só de identificar as quatro áreas, mas também de interligá-las, incentivando a aprendizagem interdisciplinar, com foco na aplicação prática do aprendizado. O ensino e a aprendizagem STEM carrega consigo a busca pela compreensão e pelo real impacto dessas disciplinas no mundo. “Com certeza essa metodologia foi uma excelente oportunidade para os nossos alunos refletirem sobre situações sociais e sobre carreiras. Tenho certeza de que eles não vão esquecer desse dia, que foi uma semente de futuro plantada em cada um”, disse Silvia Duarte, Coordenadora Pedagógica da escola.

Agradecemos imensamente a todos os Voluntários Ultragaz e corpo docente da Escola Municipal Dr. Manoel Reis pelo empenho e dedicação. Juntos podemos criar mudanças significativas na sociedade!

Sobre a JA:

A Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo jovem do mundo. Fundada em 1919, nos EUA, tem como objetivo despertar o espírito empreendedor nos jovens em idade escolar. Está presente em 118 países e em todos os estados do Brasil. Com apoio de uma rede de voluntários, a sede carioca já impactou mais de 270 mil estudantes nos últimos anos.

2 Responses to “Duque de Caxias recebe Metodologia STEM com apoio de voluntários da Ultragaz

  • Sou Pedagoga na Fundação Bradesco – RJ. Gostaria de receber a visita desse seleto grupo, Nossa Comunidade STEM, para realizar um trabalho diferenciado, diversificado na escola. Atendemos por filantropia alunos nos segmentos do Infantil ao Médio.
    Aguardo o contato de vocês.
    Jaciara Baptista – 964239741.

    • Olá, Jaciara! Tudo bem? Agradecemos a mensagem! Vamos entrar em contato já. Esperamos que consigamos realizar um grande trabalho juntos levando esta metodologia ao maior número possível de crianças e jovens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *