Animados com a ação, a equipe de 15 colaboradores do setor financeiro da Shell se preparou para desenvolver as atividades do Programa Meu Dinheiro, Meu Negócio em cinco turmas do ensino médio do Colégio Estadual Vicente Jannuzzi, na Barra da Tijuca.

Durante cinco horas, os alunos tiveram uma aula prática sobre administração financeira e planejamento de carreira. Além de desenvolver habilidades para lidar com o dinheiro, o programa estimula o pensamento analítico, a comunicação pessoal e o planejamento. João Felipe, de 17 anos, conta que a aula foi muito produtiva. “As dicas de economia trazidas pelos voluntários serão muito úteis no dia a dia. Mas o momento em que falaram de investimento, sem dúvida, foi o melhor. Senti vontade de entender como funciona tudo e, quem sabe, no futuro virar um investidor”, diz o garoto, que promete se tornar um multiplicador de educação financeira em casa.

A equipe da Shell abraçou a missão e compartilhou conhecimentos e experiências com os alunos.  É o que confirma Roberto Albuquerque, líder da equipe: “É a primeira vez que participo de um programa da JA, mas a minha experiência como voluntário mostra que essas ações aproximam o grupo e facilitam o trabalho em equipe. Nada melhor do que ensinar para jovens do Ensino Médio aquilo que fazemos todos os dias.” Roberto ressalta que esse tipo de atividade também enriquece o voluntário e que, com certeza, participará de outras ações. “Há sempre uma troca de conhecimento”, conclui.

A Shell é uma das principais apoiadoras da JA no Rio de Janeiro, sempre estimulando a educação empreendedora em escolas e a cultura de voluntariado na empresa. “Os voluntários deram um show. Eles traduziram as ideias financeiras com exemplos práticos facilmente compreendidos pelos jovens, sem contar com a metodologia dinâmica que estimulou os alunos. Foi excelente!”, conta Gizele Avena, gestora de programas da JARJ e responsável pela formação da equipe de voluntários da Shell.

Fotos da ação:

Sobre a Junior Achievement:

A JA é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo jovem do mundo. Fundada em 1919, nos EUA, tem como objetivo despertar o espírito empreendedor nos jovens em idade escolar. Está presente em 118 países e em todos os estados do Brasil. Com apoio de uma rede de voluntários, a sede carioca já impactou mais de 270 mil estudantes nos últimos anos.