Duas turmas da Escola Municipal Rivadávia Corrêa, localizada no Centro do Rio de Janeiro, participaram no último dia 28 de setembro do Conectado com o Amanhã, um dos programa da Junior Achievement. Com apoio de seis voluntários da Empresa Ipiranga, os alunos analisaram suas próprias habilidades e criaram um inventário de interesses pessoais. Eles também aprenderam a criar um currículo e participaram de simulados de entrevista de emprego, além de discutir conceitos como ética, liderança e gestão de carreira.

O programa Conectado com Amanhã propicia ao aluno o contato com profissionais de diferentes áreas, que ajudam os jovens a refletir sobre seu futuro profissional e se preparar melhor para o mercado de trabalho.  “Abriu minha mente para a profissão que eu vou querer e como me comportar”, declarou Giovana Rodrigues, aluna da turma 901.

E não é só o aluno que aprende. Para a Ipiranga – empresa que há muitos anos estimula e investe no voluntariado corporativo –  a experiência em sala de aula é uma forma de desenvolver habilidades como capacidade de falar em público e liderança, além de fortalecer a cultura do voluntariado e o senso de responsabilidade social.

“Foi uma surpresa muito boa! Superou as nossas expectativas. Eles ouviram e participaram o tempo todo. Esse assunto tinha que fazer parte do currículo!”, declarou Amanda Rocha, uma das voluntárias da Ipiranga.

Todos os voluntários da Junior Achievement passam por uma capacitação de duas horas e conduzem as ações a partir de um manual com um roteiro pré-sugerido, podendo enriquecer o programa de acordo com sua própria experiência.

“Esse tipo de discussão é sempre bem-vinda. Ainda mais para eles, que estão se preparando para começar o Ensino Médio. Eles são muito bons! Me emocionei quando a aluna perguntou na discussão de hoje: Onde vende a pílula da ética? A gente se surpreende todo dia.” Laís Curvello, Professora de Língua Portuguesa.

Veja mais  depoimentos dos participantes

“Eu aprendi hoje que a ética é super importante no mercado de trabalho e na vida.” – Ariane Marins, turma 901.

“A ação veio muito a calhar, porque estão numa fase decisiva. Muitos aqui são interessados, querem prestar concurso para o Pedro II, CEFET… E é importante começar a planejar a carreira, saber que existem muitas formas de legais de ganhar dinheiro.” – Janete Bloise, Professora de Artes.

Agradecimento

Nosso muito obrigado aos voluntários que ajudaram a fazer a diferença: Amanda, Bruno, Larissa, Mariane, Tamires e Vinícius. E à Escola Municipal Rivadávia Corrêa pela receptividade!