Mariana ao lado de Leonardo Medeiros e Bárbara Soares, dois ex-alunos da ONG.

Após seis anos de intensa dedicação à educação empreendedora para jovens cariocas, Mariana Carvalho se despede do posto de Presidente da Junior Achievement Rio de Janeiro (JARJ) e passa o bastão para Graziella Castilho. A nova presidente assume a liderança da instituição juntamente com Juliana Ourivio, no posto de vice. Entusiasta da educação empreendedora e com ideias pioneiras, Mariana deixa um legado de muitas iniciativas, entre elas a reestruturação do Núcleo de ex-achievers – NEXA –, hoje um grupo de relevância nacional, e a criação da Trilha Empreendedora que, através de uma parceria firmada com a Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC), passou a integrar o currículo de escolas públicas no Rio e se tornou um projeto referência na JA nacional. Outros exemplos de seu incansável empenho à programas com potencial de mudar a vida de jovens estudantes estão: a implementação e popularização dos programas JA Startup e Innovation Camp, no Rio de Janeiro.

Um dia antes da cerimônia oficial de passagem de cargo, ocorrida em 11 de junho, houve uma confraternização com membros da equipe e representantes de toda a rede da JARJ. Entre homenagens e desejos de boas-vindas, o happy-hour seguiu embalado por momentos descontraídos e emocionantes. Mariana ainda fez um discurso sobre a sua temporada de liderança na JA do Rio, no qual afirmou que os últimos seis anos lhe proporcionaram uma grande experiência de vida.

A ex-presidente afirmou: “Pude, de fato, a partir de um trabalho em rede e junto a uma equipe maravilhosa, ser atuante e ter a certeza de realmente podermos fazer a diferença. Agradeço a todos que contribuíram nesta jornada. Presenciei todo impacto e transformação que a JA faz na vida dos jovens e como isso tem que chegar cada vez mais ao maior número possível deles. Este é o maior desafio.” Em seguida, Mariana desejou os melhores votos de sucesso à nova gestão e disse estar certa de que será feito um excelente trabalho. Ela deixou ainda um recado às novas líderes. “Que possamos continuar o propósito de desenvolver o mindset empreendedor em jovens que tomam a iniciativa de mudar suas próprias histórias de vida”, ressaltou.

Da esquerda para a direita. Graziella Castilho, Mariana Carvalho e Juliana Ourivio.

A nova presidente da JARJ, Graziella Castilho, é formada em administração, reúne vasta experiência nas áreas de hotelaria, varejo e seguros e, desde que se tornou empreendedora há 16 anos, se tornou uma grande entusiasta desta cultura. Sua história com a Junior Achievement começou há 5 anos, inicialmente através do voluntariado. Graziella conta que sua maior inspiração para o voluntariado educacional foi a gratidão por seus filhos serem quem são, jovens estudiosos e engajados no que fazem. Isso a incentivou a trabalhar pela multiplicação desse aprendizado. “Queria sentir esse orgulho por mais jovens”, disse.

A nova gestora, que atualmente se lança em um empreendimento solo com a Soul Corretora de Seguros, sempre esteve disposta a compartilhar suas expertises profissionais. Seu início foi como integrante do conselho regional da JARJ e desde então lida com o relacionamento entre as parcerias da associação. Ao assumir o desafio de presidir a Junior Achievement no Rio, Graziella contou: “Há alguns meses fui desafiada pela Mariana a aceitar a posição de sucessora dela. Hesitei no início, mas não consegui dizer não à JA, por todo carinho e envolvimento que tenho pela instituição e principalmente pelo quanto acredito na capacidade transformadora que ela tem!” Ela ainda acrescentou: “Fiquei muito feliz por todo o conselho ter aprovado o meu nome e, assim como minha antecessora fechou o ciclo com um belíssimo trabalho, espero poder contribuir da melhor forma para essa nova fase”.