Alunos da rede escolar municipal aprenderam sobre As Vantagens de Permanecer na Escola

Quatro turmas da Escola Municipal Rivadávia Corrêa, no Centro do Rio de Janeiro, participaram do programa As Vantagens de Permanecer na Escola, na última quarta-feira, dia 02/10. A parceria entre a Latam Airlines Brasil – companhia aérea brasileira – e a Junior Achievement Brasil proporcionou aos 107 alunos dos 8º e 9º anos do ensino fundamental uma manhã diferenciada em sala de aula ao receberem os voluntários da companhia, uniformizados, para falar sobre os impactos negativos da evasão escolar.

As Vantagens de Permanecer na Escola é um programa com duração de cinco horas que busca conscientizar os jovens sobre a importância dos estudos, através de atividades práticas e dinâmicas. Sete voluntários da Latam assumiram o desafio de apresentar a relevância da educação para conquistar uma profissão no mercado de trabalho e compartilhar informações básica sobre as atividades e requisitos de algumas carreiras. O tema educação financeira também esteve presente durante a ação, possibilitando aprendizados sobre orçamentos, descontos salariais e planejamento financeiro.

O “jogo das grandes decisões”, baseado nas dificuldades e obstáculos da vida, ensinou os alunos, de forma lúdica, que em muitos momentos na vida é preciso escolher entre estudar ou trabalhar, e o impacto que cada decisão tomada no presente impacta diretamente no futuro. O jogo trouxe como conclusão a compreensão de que somente aprimorando os estudos é possível conseguir melhores condições de trabalho.

Após o jogo, Danielle Azevedo, supervisora de Check-in na Latam, lembrou que os estudos não chegam ao fim, mesmo após estar formado, visto que para alcançar melhores cargos e condições de trabalho é necessário estar cada vez mais capacitado. Durante sua fala, ela ressaltou também a importância da tomada de decisão, inteligência emocional e a mediação de conflitos em quaisquer situações.

A professora de português, Laís Curvello, que estava acompanhando a ação, também deixou o seu recado sobre a importância que os alunos precisam dar ao tempo que é investido pelos voluntários em sala de aula. Além da valorização do próprio tempo enquanto recurso destacando a vantagem em estudar no tempo correto para que no futuro não seja necessário correr atrás dos estudos atrasados junto de outras responsabilidades da vida adulta.

Em outra atividade os alunos foram estimulados a escolherem suas profissões através da busca por emprego nos classificados de um jornal e criar o planejamento financeiro considerando os descontos salariais e despesas essenciais de uma vida adulta.

“Trabalhar como voluntária numa turma de adolescentes, com diferentes perfis e personalidades foi um desafio muito bom. Eu pude conhecer as diferentes realidades dos alunos e impactá-los com um assunto muito importante” contou Julia Ramos, agente especialista, há 7 anos, na Latam. “Eu percebi que muitos jovens não sabiam o que gostariam de fazer na vida profissional, mas ao longo das atividades eles foram descobrindo as carreiras que mais se identificavam e perceberam que nada na vida vem fácil, as grandes conquistas exigem muito esforço e dedicação nos estudos”, concluiu.

Sobre a Junior Achievement:

A Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo jovem do mundo. Fundada em 1919, nos EUA, tem como objetivo despertar o espírito empreendedor nos jovens em idade escolar. Está presente em 120 países e em todos os estados do Brasil. Com apoio de uma rede de voluntários, a sede carioca já impactou mais de 300 mil estudantes nos últimos anos.