Desde 2017, quando ainda era um projeto piloto, a Trilha Empreendedora impacta diretamente a vida de centenas de jovens da rede pública estadual de ensino levando programas de empreendedorismo. E 2018, segundo ano da Trilha em vigor, encerra com a aplicação do Programa Empresário Sombra em 8 municípios, reunindo 84 estudantes de 20 escolas e voluntários de 9 empresas do setor de óleo e gás.

Galeria de Fotos:

Os estudantes, através do programa, conheceram a rotina de grandes empresas e interagiram com colaboradores das mais diversas áreas. As empresas abriram suas portas entre os meses de outubro e novembro.

Participantes:

Para os voluntários atuar em sala de aula é uma oportunidade de desenvolver uma série de habilidades e fortalecer o elo com a educação. “A sinergia entre profissionais, de empresas concorrentes no setor, focados em um bem comum para a sociedade, foi algo que emergiu de forma surpreendente neste projeto de voluntariado”, diz Carlos Victal – Gerente de Sustentabilidade do IBP.

A professora Rita Dias do Colégio Estadual Antônio Maria Teixeira também ressalta a importância da Trilha para os jovens. “A Trilha Empreendedora tem um papel importante para aumentar o conhecimento dos alunos sobre as profissões, porque ao ter contato com inúmeros voluntários, eles veem que não só existem as profissões de médico, engenheiro e advogado. As grandes empresas trabalham com variadas graduações e o que vale mais é continuar sempre estudando e se aperfeiçoando. O projeto é prático e auxilia na entrada para o mundo do trabalho, já que os estudantes recebem informações variadas sobre como elaborar um bom currículo, como se portar em uma entrevista de emprego, etc. Depois de participar da Trilha o jovem passa a acreditar que é capaz! Isso não tem preço”, afirma Rita.

A Trilha Empreendedora:

A Trilha Empreendedora é um projeto, em parceria com as empresas associadas ao IBP e a SEEDUC, que prevê a aplicação de uma sequência de programas da Junior Achievement dentro do currículo do ensino médio de escolas da rede estadual do Rio de Janeiro. Este ano, a Trilha Empreendedora impactará, até o fim do ano, 2.300 alunos da rede pública estadual, beneficiando 24 escolas em 10 municípios do estado.

Saiba mais: https://www.jarj.org.br/trilha-empreendedora/

A Junior Achievement:

A JA é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo jovem do mundo. Fundada em 1919, nos EUA, tem como objetivo despertar o espírito empreendedor nos jovens em idade escolar. Está presente em 118 países e em todos os estados do Brasil. Com apoio de uma rede de voluntários, a sede carioca já impactou mais de 270 mil estudantes nos últimos anos.