O mês de agosto estreou com a aplicação do Programa Empresa em Ação em 20 escolas da rede pública estadual participantes do Projeto Trilha Empreendedora. Até novembro, somente com este programa, serão 1400 alunos beneficiados pela Trilha, com apoio de 50 voluntários de empresas do setor de óleo e gás.

O Empresa em Ação tem o objetivo de apresentar aos estudantes as principais características do sistema econômico do Brasil e o papel das empresas no mesmo. As atividades são projetadas para reforçar conceitos econômicos ensinados em história e geografia. Os jovens aprendem as etapas envolvidas no planejamento de um negócio, produção e comercialização de um produto. Além de estudarem a responsabilidade social e o papel do governo na economia.

Para a Professora de Estudos Orientados, Carla Santos, do CIEP 199 Charles Chaplin, esse tipo de conteúdo é muito importante para ser discutido em sala de aula. “Estou aplicando o Empresa em Ação em minha turma e é perceptível o interesse dos alunos sobre as atividades propostas. Os encontros são dinâmicos e isso deixa as aulas bem práticas. Há trocas de experiências, já que muitos deles possuem pais que trabalham por conta própria gerenciando seu próprios negócios. Os alunos que no começo do ano estavam mais reticentes em relação ao projeto, agora estão empenhados, principalmente pela questão do empreendedorismo”.

Dentre as atividades realizadas no programa estão a promoção de uma roda de negócios e a análise do custo de produção de um hambúrguer. Os alunos se reúnem, calculam custo, compram matéria-prima, fazem estimativas e até investem.

Galeria de Fotos | Empresa em Ação:

Não é somente o Empresa em Ação que está sendo aplicado aos jovens, mas também outros cinco programas, que juntos fazem parte da Trilha Empreendedora: projeto especial que visa levar uma sequência de programas da Junior Achievement para dentro do currículo do ensino médio de escolas da rede pública estadual do Rio de Janeiro. A Trilha acontece desde 2017 e está em seu segundo ano consecutivo.

Saiba mais aqui: https://www.jarj.org.br/trilha-empreendedora/

Sobre a JA:

A Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo jovem do mundo. Fundada em 1919, nos EUA, tem como objetivo despertar o espírito empreendedor nos jovens em idade escolar. Está presente em 118 países e em todos os estados do Brasil. Com apoio de uma rede de voluntários, a sede carioca já impactou mais de 270 mil estudantes nos últimos anos.