No último sábado, 21, estudantes de 14 Miniempresas Estudantis participaram do Torneio M.E.S.E., um evento cujo objetivo é desenvolver, através de um jogo, a capacidade analítica e de trabalho em equipe nos jovens. Além de fazê-los compreender como funciona o mundo dos negócios do ponto de vista do mercado.

Foram mais de 45 achievers do Programa Miniempresa divididos em times e desafiados a tomar cinco decisões em apenas 7 minutos. A ideia do M.E.S.E. é que todos comecem com suas empresas do mesmo jeito e no decorrer da simulação a única coisa que pode mudar o status das organizações são as decisões tomadas. “O M.E.S.E. foi uma experiência incrível e proporcionou um grande aprendizado sobre como é importante o conhecimento de mercado e de estratégias de investimento. Também me mostrou que todas as áreas são essenciais ensinando, de forma resumida, como elas funcionam. Tenho certeza que quando eu voltar para a Miniempresa poderei aplicar tudo o que foi absorvido, tornando-me muito mais capaz e, é claro, semeando esses conceitos em meus colegas para promover o desenvolvimento da equipe”, disse Felipe Moraes – Presidente da Miniempresa BAGZZ.

No M.E.S.E., ganha quem tiver o maior MPI (Mese Performance Index), cujas as variáveis consideradas são: lucro acumulado, demanda potencial, oferta potencial, produtividade, parcela de mercado e crescimento. Confira os vencedores de sábado em cada mercado.

Mercado 1

1° Lugar: Lil Bag – FAETEC Ferreira Viana | São Cristóvão – RJ

2° Lugar: Full Confort – FAETEC Adolpho Bloch | São Cristóvão – RJ

3° Lugar: Camuflaê – Ação da Cidadania | Saúde – RJ

Mercado 2

1° Lugar: BAGZZ – Escola Modelar Cambaúba | Ilha do Governador – RJ

2° Lugar: Luminus – ETERJ | Santíssimo – RJ

3° Lugar: Almonó – ETERJ | Itaguaí – RJ

Parabéns a todas as Miniempresas participantes! Esperamos que esta experiência tenha agregado bons conhecimentos a serem compartilhados. Um agradecimento especial a Celso Lisboa pela incrível parceria, cedendo seus espaços de aprendizagem inovadora, e por continuar investindo na educação empreendedora dos nossos jovens cariocas em tantos projetos!

Sobre a JA:

A Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo jovem do mundo. Fundada em 1919, nos EUA, tem como objetivo despertar o espírito empreendedor nos jovens em idade escolar. Está presente em 118 países e em todos os estados do Brasil. Com apoio de uma rede de voluntários, a sede carioca já impactou mais de 270 mil estudantes nos últimos anos.