Startup carioca participa da Brazil Conference 2019 em Boston

QR Culture foi a campeã do Desafio Tack Rio, disputado entre 10 escolas do Rio de Janeiro.

Com a missão de democratizar o acesso e dar maior visibilidade a cultura, a partir do uso de tecnologias, nasceu a QR Culture. Uma startup formada por 11 jovens, com idade entre 15 e 19 anos, estudantes da ETERJ – Escola Técnica do Rio de Janeiro, da Zona Oeste da capital.

Após serem campeões da primeira edição do Desafio Tack Rio, em novembro de 2018, organizado pela ID Cultural e pela Junior Achievement, os estudantes receberam como prêmio uma viagem para participar da Brazil Conference, em Boston. A viagem aconteceu na primeira semana de abril e, além de acompanhar toda a programação do evento, os jovens fizeram visitas técnicas à Universidade de Harvard e ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT.

André. Vinícius. Lucas. Eduardo. Pedro. Bruno. Gabriel. Davi. João Vitor. Amaral. Roberta… Esses são os jovens que apresentaram como ideia, vencedora do desafio, um aplicativo homônimo que tem o objetivo de tornar as diversas manifestações culturais da cidade, mais acessíveis a partir do celular.

APP QR Culture é uma plataforma aberta para todos, onde qualquer pessoa poderá compartilhar suas criações artísticas, dar visibilidade ao seu trabalho e vendê-las on demand em diversos formatos, acabamentos, impressões e produtos. O maior diferencial do aplicativo fica por conta das diversas pinturas e grafites espalhados pela cidade do Rio de Janeiro, que ganharão vida na tela do smartphone, a partir da tecnologia de realidade aumentada. Ao escanear a arte, o público além de ser envolvido pela magia da realidade aumentada, vai conhecer mais sobre o artista, a história daquela arte e ainda poderá tê-la na sua casa.

O aplicativo está sendo desenvolvido em parceria com a Equinix e o grupo conta com mentoria da +MIND! Ambas as ações são parte da premiação do Desafio Tack Rio. Além desses parceiros, a QR Culture que é coordenada por Michel Mesquita, tem o apoio da Fábrica de Startups, do embaixador criativo Artur Kjá e da facilitadora de processos Marjorie Bastos. A previsão dos estudantes é ter a primeira versão para Android disponível em meados do ano.

Sobre a Junior Achievement:

A JA é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo jovem do mundo. Fundada em 1919, nos EUA, tem como objetivo despertar o espírito empreendedor nos jovens em idade escolar. Está presente em 118 países e em todos os estados do Brasil. Com apoio de uma rede de voluntários, a sede carioca já impactou mais de 270 mil estudantes nos últimos anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *