O programa foi aplicado por 10 funcionários voluntários capacitados pela Junior Achievement. Ao longo de 5 horas, jovens estudantes do entorno da fábrica, bem como jovens aprendizes, estagiários e filhos de funcionários da Michelin, realizaram as atividades propostas pelo programa Conectado com o Amanhã.

Além de analisar suas habilidades e competências, os jovens viram na prática a importância de gerir suas carreiras.  “Se tivessem mais encontros como esse, acredito que todos teriam mais confiança em si, teriam mais iniciativa.” Disse Júlia Morena Souza, 16 anos e moradora de Guaratiba.

Luiz Gomes, funcionário da Michelin há 27 anos, confessa que ficou receoso com o desafio. Mas garante que a primeira participação como voluntário da JA foi gratificante e a possibilidade de compartilhar sua experiência profissional e de vida com os jovens valeu a pena: “Poder passar um pouco da nossa trajetória e saber que isso pode ajudar um jovem a crescer é ótimo. Ver a vontade nos olhos deles é ainda melhor e contagia”.

A professora Sheila Souza, que atua como voluntária independente, na região, aprovou a iniciativa da Michelin. “Acho importante a proximidade entre a empresa e a população jovem do entorno, para a maioria serviu como ponto de partida”.

Sobre a Junior Achievement:

A JA é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo jovem do mundo. Fundada em 1919, nos EUA, tem como objetivo despertar o espírito empreendedor nos jovens em idade escolar. Está presente em 118 países e em todos os estados do Brasil. Com apoio de uma rede de voluntários, a sede carioca já impactou mais de 270 mil estudantes nos últimos anos.