A Escreverde, Miniempresa do Instituto Gaylussac, em Niterói, foi destaque no Rio e nas Américas. Os jovens empreendedores, além de receberem grandes premiações em diversas categorias, também faturaram a terceira colocação como Melhor Miniempresa das Américas.

A Escreverde nasceu dentro de uma sala de aula, mas ganhou o mundo. O que parecia ser apenas um programa estudantil, virou um negócio sério e rendeu muitas conquistas. Desde uma viagem para o Peru até aquele tradicional almoço no Outback. Os jovens do Instituto Gaylussac, em Niterói, desenvolveram um caderno com folhas de papel semente. Por isso, ao invés de simplesmente descartar as folhas, os clientes podiam plantá-las. O caderno sustentável e o conceito criado pelos estudantes fizeram o maior sucesso e levaram à Miniempresa a um número surpreendente de 12 premiações. “O nosso produto surgiu para poder ressignificar o caderno que já usamos em nosso dia a dia. Hoje, vendo onde chegamos, só posso ressaltar a importância da nossa união enquanto equipe. Apesar das noites sem dormir, de todo planejamento e trabalho duro, com certeza o poder do nós nos sustentou até aqui simplesmente por acreditarmos. Deixamos de ser um grupo e viramos uma família”, afirma Andressa Mota, Presidente da Escreverde.

Premiações nacionais e internacionais da Escreverde decorando a recepção do Outback Icarí, em Niterói.

Eles ganharam prêmios coletivos em todas as categorias avaliadas no Rio e Andressa ainda ficou em 2° lugar como Aluna (Achiever) Empreendedora. No C.O.Y. – Company of The Year – competição internacional que reúne as melhores Miniempresas das Américas, a Escreverde recebeu a terceira colocação geral no ranking mundial e o Delta Social Impact Award, um prêmio pelo quesito responsabilidade social. Veja ao lado todos os prêmios.

Para comemorar tantas realizações, o tradicional almoço oferecido pelo Outback – mantenedor oficial da Junior Achievement – aconteceu na última terça-feira (04/12) e reuniu todos os estudantes em uma grande comemoração pelos resultados obtidos.

Andreia, sócia-proprietária do Outback Icaraí, também conversou com os jovens, que apresentaram a ela o produto e a Miniempresa. Ela diz ter ficado encantada com o projeto e com a criatividade dos estudantes. “Ficamos muito felizes em receber a turma da Escreverde. No Outback sempre buscamos incentivar o empreendedorismo. E quando vemos pessoas cada vez mais novas envolvidas com esse tipo de conteúdo, temos certeza que estamos no caminho certo. Parabéns a toda a equipe!”.

O almoço oferecido pelo Outback é em homenagem à Maria Luisa Rodenbeck, falecida em 2007. Ela foi uma das primeiras apoiadoras da Junior Achievement e grande executiva da famosa rede de restaurantes. O Prêmio Equipe Empreendedora do Programa Miniempresa leva o nome da empresária – um reconhecimento pela sua dedicação à educação empreendedora.

O Outback ajuda, desde 1999, a levar a metodologia da Junior Achievement para escolas públicas e privadas do Rio de Janeiro. E é mais um ano que se completa dessa incrível jornada! Em nome de todos os alunos, professores e voluntários impactados agradecemos imensamente o apoio e parceria de sempre.

Sobre a Junior Achievement:

A JA é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo jovem do mundo. Fundada em 1919, nos EUA, tem como objetivo despertar o espírito empreendedor nos jovens em idade escolar. Está presente em 118 países e em todos os estados do Brasil. Com apoio de uma rede de voluntários, a sede carioca já impactou mais de 270 mil estudantes nos últimos anos.