Ex-alunos da Junior Achievement, do Nexa Rio de Janeiro, vão a salas de aula de duas escolas públicas do Rio e criam campanha contando histórias de sucesso de seus associados como forma de comemorar a Semana Global do Empreendedorismo cujo tema foi “Empreendedorismo Jovem”.

Desde 2014 o Nexa organiza uma série de atividades na cidade e envolve jovens, escolas e empreendedores, mas esse ano foi diferente. O tema da SGE pela primeira vez teve total a ver com o trabalho realizado pelo núcleo através do foco no público jovem. Por isso os associados decidiram se mobilizar a compartilhar o tema da semana com outros estudantes.

João Pedro Buffon, associado do Nexa-RJ, ao lado de Caroline Romano.

O Instituto Santa Ângela, em Austin – Nova Iguaçu, foi uma das escolas que receberam a visita do núcleo. Caroline Romano, atual gerente-geral do núcleo carioca, acompanhada pelo associado João Pedro Buffon trocaram ideias com os jovens sobre o que é empreendedorismo e o papel do empreendedor. “Nossa manhã foi recheada de aprendizados, tanto para eles, quanto para nós. Começamos batendo um papo para desconstruir os paradigmas do empreendedorismo, pontuando as características de um empreendedor e a importância do Intraempreendedorismo. Falar sobre esse tema na Baixada, em especial, foi um desafio enorme. Porque muitas pessoas nunca ouviram falar sobre o conceito, ou até ouviram, mas não acreditavam que poderia parte de suas vidas por ser algo tão difícil de se alcançar. Acho que conseguimos reverter isso!”, disse Caroline.

Já o jovem Lucas Manso, gerente de relacionamento do Nexa, visitou o CIEP Charlie Chaplin, contou um pouco de sua história empreendedora e fez dinâmicas de grupo para exercitar empatia, altruísmo, motivação, cooperação e colaboração.

As redes sociais do núcleo carioca também foram recheadas de postagens para estimular o compartilhamento de conteúdo. Duas – em especial – contando a história dos associados Thierry Rosa, empreendedor e estudante de produção cultural, e Leonardo Medeiros, comunicador com foco em educação informal e estudante de administração.

Sobre a SGE:

A Semana Global de Empreendedorismo foi criada em 2007 com o objetivo de fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender. Durante o mês de novembro acontecem diversas atividades no mundo todo com diferentes públicos e temáticas, sempre abordando o empreendedorismo de alguma maneira.

Sobre a JA:

A Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo jovem do mundo. Fundada em 1919, nos EUA, tem como objetivo despertar o espírito empreendedor nos jovens em idade escolar. Está presente em 118 países e em todos os estados do Brasil. Com apoio de uma rede de voluntários, a sede carioca já impactou mais de 270 mil estudantes nos últimos anos.