No último dia 29 de agosto foi realizada mais uma edição do Empresário Sombra, programa da Junior Achievement que tem a proposta de apresentar as rotinas e desafios de áreas corporativas para jovens que são alunos e ex-alunos de alguma outra iniciativa da instituição. O projeto acontece dentro de uma empresa parceira da JA e os colaboradores participantes mostram aos estudantes como funciona o dia a dia de trabalho em suas respectivas áreas.

Esta edição do Empresário Sombra aconteceu na Subsea 7 – empresa que entrega projetos e serviços offshore para a indústria de energia, óleo e gás – e teve uma temática especial, focada na atuação de mulheres nas carreiras STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). O evento foi coordenado somente por mulheres que possuem lideranças ou ocupam cargos importantes dentro da empresa.

Ainda hoje, as áreas STEM são fortemente dominadas por homens, principalmente em posições de destaque. Por isso, o Empresário Sombra, desta vez, teve o seu foco direcionado para fomentar a atuação feminina nessas profissões. As colaboradoras da Subsea 7 falaram sobre as demandas e atividades rotineiras e do fato de estarem quebrando tabus ocupando vagas em um “trabalho masculino”. E não foi só isso. Durante as atividades do programa, as profissionais inspiraram as jovens estudantes a lutarem pelo sonho de construir suas carreiras nessas áreas, além de compartilharem dicas de estudos e de comportamentos ideais para o alcance do sucesso no mercado de trabalho.

Vanesca Cega, diretora de Tributos da Subsea 7, mostrou como é importante traçar uma meta e persisti-la. Ela contou como foi a sua trajetória e as dificuldades que enfrentou. “Eu morava na Baixada e sempre estudei em escola pública. Quando passei para a graduação foi tudo muito difícil por conta da distância da minha casa até a faculdade. Então decidi que eu queria, que eu podia e que nada ia me impedir de concluir os estudos”, lembra. Não faltaram incentivos para a garotada na fala de Vanesca. “Foi importante acreditar que eu podia chegar longe, mesmo sendo mulher e tendo uma diferença de classe social significativa. E para chegar onde estou, o mais importante foi ter força de vontade. Hoje é um orgulho ser uma das poucas mulheres diretoras aqui. Além de uma grande conquista, é muito legal saber que a empresa está conectada com o propósito da diversidade e da inclusão”, concluiu.

Vários jovens, como a estudante de administração da UNIRIO, Amani Tostes, saíram motivados da atividade. “Foi um dia muito importante para a minha trajetória de vida. Ver que existem mulheres líderes e que são excelentes no que fazem é incrível. Elas são hoje as líderes que queremos ser amanhã”, disse Amani. O vice-presidente da Subsea 7 Brasil, Marcelo Xavier, também ressaltou a importância dessa edição especial do Empresário Sombra para a empresa. “Foi uma oportunidade de falar sobre a inclusão de mulheres e dizer o quanto esse assunto é importante para a nossa empresa e para as nossas pessoas. Aqui na Subsea 7 a gente tem uma série de iniciativas. Nós procuramos debater, mudar a realidade e impulsionar a diversidade não só de gêneros, mas também de raças, gerações e culturas para extrair o melhor valor das pessoas”, explicou Xavier.

Após um dia repleto de aprendizados, as participantes voltaram para a casa completamente inspiradas e empoderadas, enquanto as colaboradoras encerraram o evento com muita emoção e gratidão aos feedbacks positivos que receberam.

Algumas fotos do dia:

Sobre a Junior Achievement:

A Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo jovem do mundo. Fundada em 1919, nos EUA, tem como objetivo despertar o espírito empreendedor nos jovens em idade escolar. Está presente em 120 países e em todos os estados do Brasil. Com apoio de uma rede de voluntários, a sede carioca já impactou mais de 300 mil estudantes nos últimos anos.