Voluntários da KPMG falaram sobre o futuro do trabalho, as soft skills importantes e as mudanças da 4ª Revolução Industrial

O programa da Junior Achievement, O Futuro do Trabalho, aborda as transformações que o mercado de trabalho está enfrentando na 4ª Revolução Industrial e orienta os alunos do ensino médio sobre as habilidades interpessoais necessárias neste novo contexto. Por meio de atividades práticas, os voluntários compartilham experiências pessoais e profissionais, além de estimular os jovens a conhecerem as ferramentas e competências exigidas para construir uma carreira em setores de alto crescimento, dando ênfase para o programa STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática).

O Futuro do Trabalho propõe algumas atividades que contribuem para o desenvolvimento de fortes habilidades pessoais e socioemocionais, das soft skills mais importantes, além do conhecimento teórico sobre o funcionamento do mercado de trabalho e das tendências e oportunidades que surgem no novo contexto social e mercadológico.

O programa conta com a ajuda de voluntários para irem às salas de aula trocar informações e conhecimentos com os estudantes, e nos últimos dias 24/09 e 02/10 a KPMG – empresa prestadora de serviços profissionais de auditoria, consultoria tributária e consultoria de negócios – foi responsável por tornar possível o acontecimento da ação na FAETEC Adolpho Bloch e no Colégio Estadual Infante Dom Henrique.

A ação na FAETEC Adolpho Bloch aconteceu no dia 24/09 e impactou cento e seis alunos do curso técnico de administração. Foram trinta e um voluntários da KPMG engajados com o projeto.

“Foi um dia incrível, onde podemos aprender um pouco sobre cada coisa, como habilidades emocionais, nova economia, etc. E nos fez ter um pensamento a longo prazo em relação ao nosso futuro e priorizando nossas habilidades e objetivos” contou uma aluna que particiou da ação.

Já no Colégio Estadual Infante Dom Henrique a ação contou com vinte e dois voluntários, no dia 02/10. Foram cento e vinte e um alunos dos cursos técnico de hospedagem e hotelaria e técnico em transportes aquaviários tiveram a oportunidade de aprender sobre as novidades e necessidades do mundo corporativo atual.

“A ação é uma iniciativa interessante para nós que estamos em um momento de decisões, escolher o que fazer no futuro, pois nos dá um norte sobre o que vale ou não a pena investir, bem como nos proporciona autoconhecimento profissional e reflexão”, explicou uma aluna do curso técnico de hospedagem e hotelaria.

Fotos da aplicação do programa:

Sobre a Junior Achievement:

A Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo jovem do mundo. Fundada em 1919, nos EUA, tem como objetivo despertar o espírito empreendedor nos jovens em idade escolar. Está presente em 120 países e em todos os estados do Brasil. Com apoio de uma rede de voluntários, a sede carioca já impactou mais de 300 mil estudantes nos últimos anos.