Junior Achievement celebra 100 anos de empreendedorismo jovem com Feira de Miniempresas

Evento reuniu 650 estudantes durante um dia inteiro no Shopping Downtown, na Barra da Tijuca

Não faltaram produtos inovadores, animação e lições de empreendedorismo durante o Junior Achievement Day, que marcou as comemorações dos 100 anos da ONG, no último dia 24 de agosto. O evento, que reuniu 650 alunos de escolas públicas e particulares do Rio, contou com a 36º edição da Feira de Miniempresas. Além da exposição e venda de produtos criados pelos estudantes, a área central do Shopping Downtown, na Barra da Tijuca, foi tomada por palestras, painéis e atividades de interação, sempre tendo a cultura empreendedora como ponto principal.

O público que esteve no shopping teve a chance de conhecer, com a feira de produtos desenvolvidos pelos alunos, um pouco mais sobre o primeiro programa concebido pela JA: o Miniempresa. Com a proposta de incentivar a educação empreendedora na prática, o famoso “aprender fazendo”, a iniciativa tem como foco alunos do Ensino Médio. Os jovens são orientados a estruturar uma miniempresa do zero, elaborar estratégias, criar um produto e planejar a sua linha de produção, no período de 17 semanas, com o apoio de mentores em sala de aula. O ponto alto do programa é a feira, onde os estudantes testam a venda de suas criações. Este ano, o programa contou com a participação de 24 miniempresas de 23 escolas do Estado do Rio.

Todos os produtos expostos este ano pelas Miniempresas tinham um viés sustentável. Esse desafio, junto com o estímulo às competências empreendedoras e o trabalho em equipe, foi proposto aos estudantes pelos mentores em sala de aula. O público que esteve no Downtown pode adquirir, entre outros, copos feitos com borra de café, lápis produzidos com papel reciclado, absorventes ecológicos, bolsas-cangas, garrafas portáteis.

Das 10h às 21h, tempo que durou o Junior Achievement Day, tanto alunos quanto o público presente respiraram ensinamentos de empreendedorismo. Ao longo do dia, puderam assistir palestras como a de Eduardo Ourivio, fundador do Grupo Trigo, e saber um pouco mais sobre a história da JA em seus 100 anos de atuação. A presidente da Junior Achievement no Rio, Graziella Castilho, e sua vice, Juliana Ourivio, e ex-participantes do programa também falaram sobre a ONG e compartilharam suas experiências para os presentes. O roteirista da TV Globo Rodrigo Boecker, por exemplo, que foi aluno da primeira edição do Miniempresa no Rio, ressaltou o impacto que a iniciativa teve em sua vida.

“O Miniempresa foi um presente que eu ganhei! Foi muito importante porque me ajudou a ter uma visão estruturada de uma empresa e uma perspectiva sobre empreendedorismo além da inovação. Ser empreendedor é muito maior que abrir um negócio, é você ser dono da sua vida e atuar com protagonismo em tudo o que faz”, disse Boecker. O roteirista destacou também a relevância dos programas da Junior Achievement para estimular o desenvolvimento do cidadão que vão além de econômico e empresarial, além de citar a importância de valorizar a educação.

No encerramento do evento não faltou animação com os shows da Banda Mapajós e do DJ Matheus Moura, ambos ex-alunos do programa Miniempresa. A garotada extravasou todas as emoções de um grande dia de aprendizados.

Sobre a JA:

A Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo jovem do mundo. Fundada em 1919, nos EUA, tem como objetivo despertar o espírito empreendedor nos jovens em idade escolar. Está presente em 120 países e em todos os estados do Brasil. Com apoio de uma rede de voluntários, a sede carioca já impactou mais de 300 mil estudantes nos últimos anos.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *