O Findinexa Brasil é considerado o maior fórum para jovens empreendedores do Brasil, o evento que é realizado pela Junior Achievement Piauí, conta com a participação de, em média, 200 jovens por ano oriundos de todos os estados do País e mais de 5 países. Este ano, em sua 9° edição, o Findinexa aconteceu de 8 a 13 de outubro.

Durante todo o evento o jovem é exposto a uma série de atividades, como: palestras, atividades em grupo, atividades individuais, simulação empresarial, simulação de bolsa de valores, bate papo com empresários, atividades recreativas e competições empreendedoras. Todas focadas em algum aspecto considerado importante em uma vida empreendedora, por exemplo liderança, trabalho em equipe, inovação, motivação, criatividade, como lidar com o risco, resolução de problemas.

O Rio de Janeiro forma Delegações para o FNB, como é carinhosamente chamado pelos jovens, desde 2014 com um histórico de desempenho muito interessante e de destaque. E após o ano passado, em que já tinha alcançado uma marca história de 19 cariocas no evento, esse ano conseguiu se superar levando 26 e trazendo para a cidade maravilhosa o prêmio de Melhor Delegação. Além de outros, como:

M.E.S.E.: 2º e 3º lugar;

Desafio Q.I.: 3º lugar;

Círculo de Integração: 1º, 2º e 3º lugar;

Show de Talentos: 2º lugar;

Integra:  1º e 2º lugar;

Participante Integral: 1º lugar;

Feira de Miniempresas: 2º lugar;

Conectado: 2º lugar;

Empreendedor Destaque: 2º lugar;

Melhor Delegação: 1º lugar.

Com certeza o impacto causado nos cariocas foi muito forte e fez com que os mesmos ampliassem a visão de mundo e começassem a pensar fora da caixinha para voltar ao Rio de Janeiro com muito mais vontade de fazer acontecer. “No início do ano assumi a missão de chefe de delegação do Rio de Janeiro, responsável por organizar, incentivar, lutar e fazer de tudo pela presença do meu estado no maior fórum de empreendedorismo jovem do Brasil. E foi isso que fiz, me entreguei, fiz de tudo para conseguir levar o maior número de pessoas e realizar meu sonho que nasceu ano passado de impactar quantas vidas fosse possível com esse grande evento. Foi tão difícil, eu chorei, eu sorri, eu briguei, me estressei, eu gritei, eu amadureci. Foi um processo longo e complicado, mas trouxe muitos resultados positivos.”, disse William Vieira, Chefe de Delegação 2017.

Já a jovem Giulia Michelli, de 19 anos, foi ao Findinexa e faturou o 2º lugar do prêmio Empreendedor Destaque, o prêmio individual considerado mais importante entre os jovens e que avalia o perfil empreendedor de todos os participantes do evento nas mais diversas atividades. “”, disse Giulia. Por sua classificação, ela ganhou uma bolsa completa para participar da edição de 20 anos do FIE Córdoba 2018, o Maior Fórum Internacional para Jovens Empreendedores da América Latina. William Vieira e Thamires Alves também ganharam a mesma bolsa devido aos seus prêmios conquistados.

Confira depoimentos de outros jovens da delegação carioca:

“Minha maior realização nesse Findinexa foi poder ver que depois de tanto esforço e dedicação o Rio de Janeiro, pela primeira vez na história, conquistou o prêmio de melhor delegação. E também ver que um sonho que eu tinha há mais de 1 ano foi realizado” – Lucas Manso, Gerente Financeiro do Nexa-RJ.

“Com toda certeza absoluta quando me deparei na abertura, totalmente inundado em lágrimas, que a gente tinha conseguido levar todo mundo para o Piauí, só pensei: Deu certo!” – Pedro Santos, Associado do Nexa-RJ.