Após 17 semanas de dedicação os alunos do Miniempresa colheram os resultados de todo o trabalho realizado.

A Formatura de Miniempresas encerrou oficialmente a 36ª edição do programa. O evento aconteceu no último dia 7 de setembro, no Teatro Riachuelo, e reuniu os miniempresários e seus responsáveis, voluntários do projeto, parceiros e mantenedores da Junior Achievement no Rio de Janeiro. A noite foi mais que especial para os alunos participantes. Houve palestra, sorteios e premiações para as Miniempresas que se destacaram no decorrer do programa.

Iniciado em maio de 2019, os alunos do ensino médio de 23 escolas do estado do Rio de Janeiro receberam o programa que tem a proposta de incentivar o desenvolvimento de uma empresa estudantil dentro de 17 semanas. Durante esse período os participantes construíram suas empresas desde o levantamento de capital através da venda de ações, até o encerramento da empresa com a devolução dessas ações, passando pela produção e venda dos produtos, e pela gestão de áreas organizacionais, como marketing, recursos humanos, finanças e produção. Após encarar esses desafios, os jovens demonstraram que estão preparados para encarar o mundo dos negócios.

Com o propósito de fomentar a importância da resiliência, a formatura contou com a presença de Rodrigo Affonso, CEO da Lev Bicicletas – empresa de bicicletas elétricas – como paraninfo da noite para palestrar sobre suas experiências empreendedoras. Mesmo após a falência de vários negócios no qual era sócio, Rodrigo nunca pensou em desistir e sempre buscou se reerguer na carreira profissional.

“As adversidades que você superou fazem toda a diferença na sua vida. Você se torna mais maduro e racional para resolver qualquer tipo de problema”, contou Rodrigo sobre os aprendizados que teve graças às falências que enfrentou. “É fundamental ser um bom funcionário para ser um bom líder”, concluiu ele. Para animar a noite, Rodrigo ainda sorteou uma de suas bicicletas elétricas para os alunos do programa. Houve também sorteios para presentear os voluntários: uma ida ao Findinexa Brasil – maior fórum de empreendedorismo jovem do Brasil – e dois convites com acompanhante para passar um final de semana na Pousada Villa Rasa, em Búzios.

Por fim, o momento mais aguardado da noite deixou os jovens eufóricos. As premiações destacaram as três Miniempresas que obtiveram melhores performances nas categorias: Desafio Nexa, Relatório Final, Produção, Recursos Humanos, Finanças, Marketing e Comunicação, Sustentabilidade, Aluno Destaque e Equipe Empreendedora.

A empresa que teve maior destaque em suas ações e conquistou o prêmio equipe empreendedora foi a EcoZip, seus produtos eram bolsas ecológicas feitos com caixa de leite. O segundo lugar do prêmio foi para a BioFlux, que inovou na venda de absorventes reutilizáveis, feitos de pano. E o terceiro lugar ficou com a Zípet, empresa criadora dos estojos feitos de garrafas PETS e outros materiais recicláveis.

O programa proporciona aos alunos grandes aprendizados que serão levados para a vida profissional em qualquer carreira profissional.

 

CONFIRA AS PREMIAÇÕES DA NOITE:

Prêmio Produção

Esse prêmio considera a inovação dos produtos e o aproveitamento de materiais usados, a criatividade, o conceito dos produtos, a linha de produção e a qualidade final.

1° Lugar: Pontapapel

2° Lugar: Entrelaços

3° Lugar: Emplacável

 

Prêmio Marketing & Comunicação

Nessa categoria são avaliados o design do produto, o acabamento, o valor agregado, o preço adequado, as estratégias de venda, os materiais de divulgação e as mídias. No geral, são avaliados os 4P’s do mix de marketing.

1° Lugar: BioFlux

2° Lugar: Pontapapel

3° Lugar: Entrelaços

 

Prêmio Financeiro

O prêmio financeiro destaca a rentabilidade alcançada, a saúde financeira, a forma como as Miniempresas administraram os seus recursos e os seus investimentos.

1° Lugar: Ecozip

2° Lugar: Utilife

3° Lugar: Zipet

 

Prêmio Gestão de Pessoas

Esse prêmio destaca as ações sociais realizadas pelas Miniempresas, as estratégias de motivação, o entrosamento e a participação da equipe, além da assiduidade e retenção de funcionários.

1° Lugar: Ecozip

2° Lugar: BioFlux

3° Lugar: Ilumini

 

Prêmio Relatório Final

Os critérios avaliados nessa categoria são: apresentação (layout e fotos) e conteúdo (textos, informações técnicas, prestação de contas com recibos e notas fiscais, organização, clareza e prazo de entrega).

1° Lugar: Pontapapel

2° Lugar: Utilife

3° Lugar: Entrelaços

 

Prêmio Achiever Shell Achiever Empreendedor

Objetivando destacar os jovens com forte perfil empreendedor, esse prêmio elege o miniempresário que se destacou dos demais pelo seu comprometimento, perseverança, responsabilidade, liderança e todo um conjunto de características que levaram sua Miniempresa ao sucesso.

1° Lugar: Gabriela Fagundes – Entrelaços

2° Lugar: Manuella Lessa Rodrigues – Bij’ Universe

3° Lugar: Roberta Marques Falleiro – Zipet

 

Prêmio Desafio Nexa

O Desafio Nexa é uma série de atividades criadas pelo Nexa (Núcleo de Ex-Alunos da Junior Achievement) que têm o objetivo de desafiar e desenvolver habilidades empreendedoras nos participantes de forma lúdica e interativa. Esse prêmio é dedicado às Miniempresas que apresentam melhor desempenho nas atividades em um contexto geral.

1° Lugar: Ecozip

2° Lugar: Planner Já

3° Lugar: Pluma

 

Prêmio Maria Luisa Rodenbeck Equipe Empreendedora

Em homenagem a Maria Luisa Rodenbeck, empresária carioca responsável por trazer as marcas Starbucks, McDonald’s e Outback para o Brasil e uma das primeiras a investirem na Junior Achievement no Rio de Janeiro, este prêmio avalia o somatório do desempenho das Miniempresas em todas as categorias da premiação.  A Miniempresa ganhadora é convidada para um almoço gratuito no Outback.

1° Lugar: Ecozip

2° Lugar: BioFlux

3° Lugar: Pontapapel

 

Prêmio Michelin de Sustentabilidade:

Essa premiação foi avaliada pela consultora e auditora de gestão integrada Dilma Pimentel. Foi levado em consideração as planilhas 4R e os fluxogramas das Miniempresas, buscando identificar a minimização do uso de recursos naturais e os conceitos de economia circular nas linhas de produção. O prêmio contempla à Miniempresa vencedora uma viagem para a Bahia para conhecer as instalações do Projeto Michelin Ouro Verde Bahia.

Miniempresa destaque: Entrelaços

 


Sobre a Junior Achievement:

A Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo jovem do mundo. Fundada em 1919, nos EUA, tem como objetivo despertar o espírito empreendedor nos jovens em idade escolar. Está presente em 120 países e em todos os estados do Brasil. Com apoio de uma rede de voluntários, a sede carioca já impactou mais de 300 mil estudantes nos últimos anos.