No último dia 15, alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Souza Aguiar, no Centro do Rio, receberam o projeto Escola em Ação. Neste dia, um grupo de voluntários da empresa de óleo e gás voltaram à sala de aula para aplicar o programa “Gestão de projetos: habilidades para a vida”. O que não faltou foi interesse e empolgação de ambos os lados.

O programa tem a proposta de ensinar os alunos a planejar e executar projetos através da aplicação de metodologias e do uso de estratégias. A proposta é que, com isso, a execução de um projeto se torne mais eficiente. Os voluntários explicaram ainda a importância de manter uma comunicação efetiva entre as equipes; as características e o papel do gestor; a análise de riscos, entre outras dicas.

Os voluntários da Ocyan contribuíram com as experiências adquiridas ao longo de suas carreiras e abordaram assuntos teóricos utilizando uma linguagem informal e jovial, o que aumentou o engajamento e a atenção dos alunos, facilitando a compreensão de todo o conteúdo.

Amanda Simões, voluntária de primeira viagem, conta que ficou impactada com o que presenciou em sala de aula: “Estou surpresa com o desempenho da turma, é um tema complexo para idade deles e além de entenderem todo o conteúdo perfeitamente, estão interagindo e compartilhando as experiências de projetos que já realizaram.”

Já Rodrigo Guedes, veterano em voluntariado, demonstrou imensa felicidade em poder compartilhar experiências e os conteúdos que não teve a oportunidade de aprender enquanto estava na escola: “É a terceira vez que me voluntario para a Trilha Ocyan no projeto Escola em Ação, estou acompanhando essa turma desde o primeiro ano e é possível notar a sua evolução. Fico feliz em poder passar conhecimentos e dicas do mercado de trabalho para esses alunos, pois não tive essa oportunidade quando estive na escola.” Rodrigo contou que ficou ainda mais sensibilizado com essa experiência pelo fato de ser oriundo da rede pública de ensino.

Após uma manhã repleta de atividades interativas, os alunos foram estimulados a pôr em prática todos os aprendizados. Eles foram desafiados a desenvolver um projeto que traga solução para alguma problemática vivenciada no dia a dia da escola. O tema do projeto foi definido ainda naquela manhã para que os estudantes executem ao longo do tempo.

O projeto Escola em Ação é um programa de responsabilidade social da Ocyan que conta com parceria da Junior Achievement Rio de Janeiro. Durante todo o Ensino Médio os alunos participam de programas pontuais que contribuem para a capacitação profissional dos estudantes por meio de atividades e conceitos teóricos de diferentes temas. Ao todo são seis programas aplicados, um a cada semestre.

Sobre a Junior Achievement:

A JA é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo jovem do mundo. Fundada em 1919, nos EUA, tem como objetivo despertar o espírito empreendedor nos jovens em idade escolar. Está presente em 120 países e em todos os estados do Brasil. Com apoio de uma rede de voluntários, a sede carioca já impactou mais de 270 mil estudantes nos últimos anos.