4 escolas da rede estadual de Macaé receberam mais de 30 voluntários do setor de óleo e gás para aplicarem os programas “As Vantagens de Permanecer na Escola” e “Vamos Falar de Ética”. Ao total, 1072 estudantes do 1° ano do ensino médio foram beneficiados.

A Ocyan, empresa que viabilizou a ação, acredita fortemente na promoção da inclusão social por meio da educação e busca diferentes formas de se relacionar com as comunidades onde atua. O Escolas em Ação, por exemplo, é o programa de responsabilidade social da Ocyan pensado para a troca de conhecimento humano e profissional, e baseado no voluntariado empresarial e comunitário.

Todas as ações desenvolvidas pelo Escolas em Ação são direcionadas a crianças e adolescentes que vivem em comunidades com altos índices de vulnerabilidade social, identificadas pela Secretaria Municipal de Educação e Organização Social de Macaé (RJ). Esse ano os programas da Junior Achievement começaram a fazer parte do projeto.

Uma das escolas beneficiadas foi o Colégio Estadual Primeiro de Maio. “Os alunos tiveram contato com os conteúdos dos programas e já deixaram fluir ideias e pensamentos críticos a respeito da realidade do nosso cotidiano. As dinâmicas de jogos foram o ápice do projeto porque ali eles se reconheciam em determinadas atitudes e debatiam tentando encontrar uma decisão ética. Como professora de linguagem, ressalto a importância de temas tão relevantes para nossa sociedade como a ética, cidadania, cooperativismo…”, disse Milaine Silva – Diretora Adjunta e Professora do Colégio.

A Voluntária Ariela também relata o quanto essa experiência foi inspiradora e disse querer que se repita mais vezes.”Precisamos estar mais presentes na vida dos nossos jovens. Eles vivem numa realidade diferente da nossa e é importante criar espaços de troca para inspirá-los. Quero repetir a dose!”.

Galeria de fotos:

Sobre a JA:

A Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo jovem do mundo. Fundada em 1919, nos EUA, tem como objetivo despertar o espírito empreendedor nos jovens em idade escolar. Está presente em 118 países e em todos os estados do Brasil. Com apoio de uma rede de voluntários, a sede carioca já impactou mais de 270 mil estudantes nos últimos anos.