A ação coletiva acontecerá por meio de investimentos no Projeto Trilha Empreendedora, da ONG Junior Achievement 

A Fundação Casas Bahia, Michelin, Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP) e dezoito empresas do setor de petróleo e gás se uniram para apoiar projeto de educação da Junior Achievement Rio de Janeiro, ONG de educação empreendedora para jovens e crianças. A ideia é contribuir significativamente para o aprendizado de alunos de oitenta escolas públicas do estado do Rio, por meio dTrilha Empreendedora, cuja metodologia consiste numa sequência de programas de empreendedorismo, educação financeira e preparação para o mercado de trabalho que estão atreladas à grade curricular do ensino médio. O projeto acontece, também, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC) 

Este ano a Junior Achievement estima impactar diretamente uma média de 11 mil alunos de 80 escolas da rede pública de ensino com os programas da Trilha, abordado assuntos como as vantagens de permanecer na escola, ética, gestão de projetos, inovação, economia pessoal e o futuro no mercado de trabalho, todos com atividades práticas e criativas para enfatizar o aprendizado. Com o isolamento social, as atividades podem acontecer de maneira remota para que os alunos não percam o conteúdo. O último programa da Trilha, previsto para acontecer em novembro, consiste numa visita às sedes das empresas parceiras. Neste momento, os alunos das escolas contempladas poderão conhecer a rotina de profissionais da Casas Bahia, Michelin, e das dezoito empresas do setor de óleo e gás. A ideia é que após receber todo esse conteúdo, os jovens estejam mais aptos a ingressar no mercado de trabalho ao concluir o ensino médio, podendo exercer uma função com mais conhecimentos e habilidades técnicas. 

A Trilha Empreendedora acontece desde 2017 e, ao longo desses três anos, já impactou 7 mil alunos e recebeu 800 voluntários, que foram às salas de aula compartilhar suas experiências do mercado de trabalho com os estudantes. A participação da Fundação Casas Bahia neste projeto ajudará a aumentar significativamente este número, pois a parceria permitirá que mais que o dobro de escolas contempladas. “Nós acreditamos muito na educação como passo decisivo para a formação dos jovens da periferia e o projeto Trilha Empreendedora, com essa metodologia incrível de prepará-los para o mercado de trabalho, discutindo ética, educação financeira entre outros assuntos, merece ser apoiado. Para nós é uma honra fazer parte desta iniciativa, destaca Hélio Muniz, diretor da Fundação Casas Bahia. 

Sobre a Junior Achievement 

A Junior Achievement é a maior e mais antiga ONG de educação empreendedora para crianças e jovens do mundo, abordando prática em negócios, economia e empreendedorismo. Fundada em 1919, está presente em 120 países e em todos os estados do Brasil. Com apoio de uma rede de voluntários, a sede carioca já impactou mais de 300 mil estudantes nos últimos anos.