A Escola Municipal Frederico Trotta – Barra da Tijuca – foi palco da aplicação, na última terça-feira, do Programa As Vantagens de Permanecer na Escola. Grandes empresas reuniram seus colaboradores como voluntários para conscientizar os jovens sobre a importância do estudo e inspirá-los a não desistir de seus sonhos.

O programa começou com um jogo de tabuleiro, onde os jovens precisavam tomar decisões reais e a partir de suas decisões eles, em conjunto, sofriam consequências boas e ruins. Essas e outras dinâmicas abordavam assuntos importantes como empregabilidade, remuneração, educação, oportunidades, etc. 

Veja algumas provocações feitas aos jovens:

Vocês sabem qual é a escolaridade mínima para ser um gari?

E qual é o nível de escolaridade mínima para ser um juiz federal?

Quem gostaria de ser independente, morar sozinho? Sabe o que é preciso para isso?

Todas as turmas atendidas foram de jovens do 9° ano do ensino fundamental, série onde estão os maiores índices de evasão e que podem ser vencidos com medidas educacionais eficientes. “Tenho muitos amigos aqui que não dão a mínima para o estudo, têm um sonho grande e não estão preparados. Eu, por exemplo, quero fazer medicina e sei o quanto será desafiador. O programa me ajudou a enxergar isso!” disse Victoria Pascini, de 15 anos.

A voluntária Claudete Flesch concorda com a Victoria e diz que essa iniciativa ajuda os estudantes a refletirem sobre as decisões que estão tomando. “Vejo que o programa impacta fortemente a vida desses jovens porque ele abre um canal de diálogo e escuta. A partir disso, e através do acesso aos exemplos dos voluntários, eles conseguem entender o quanto o estudo é importante para se qualificar e ter uma vida melhor”.

Ao total foram 300 alunos de 7 turmas beneficiadas, com o apoio de 21 voluntários independentes e corporativos das empresas: Ancar Ivanhoe, BP, Subsea 7 e Weatherford. Um agradecimento especial a esses heróis que doaram seu tempo em prol da educação empreendedora e contribuíram para a jornada dos profissionais do futuro!

Galeria de fotos: 

Sobre a JA:

A Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo jovem do mundo. Fundada em 1919, nos EUA, tem como objetivo despertar o espírito empreendedor nos jovens em idade escolar. Está presente em 118 países e em todos os estados do Brasil. Com apoio de uma rede de voluntários, a sede carioca já impactou mais de 270 mil estudantes nos últimos anos.