Educação e empreendedorismo foram o tema do Junior Achievement Day, que aconteceu no último sábado, dia 25 de agosto, no Shopping Downtown, na Barra da Tijuca. O evento gratuito começou às 10h30 e foi composto por painéis, oficinas e dinâmicas. Os visitantes ainda tiveram oportunidade de conhecer os produtos desenvolvidos por jovens do ensino médio de 21 instituições de ensino do Rio de Janeiro, todos oriundos do Programa Miniempresa.

No programa, que acontece em diversos países do mundo, os jovens vivenciam uma experiência prática de negócio por meio da operação de uma empresa.

— Os alunos aprendem a identificar as necessidades do consumidor, os conceitos de oferta e demanda, a valorizar atitudes empreendedoras e tomam consciência dos benefícios do método ‘aprender-fazendo’ — afirma Mariana Carvalho, Presidente Junior Achievement, que realiza o evento.

Os produtos desenvolvidos pelas Miniempresas vão desde amplificadores de som feitos de caixa de leite a cangas que se transformam em bolsas. A FAETEC João Luiz do Nascimento, em Nova Iguaçu, por exemplo, desenvolveu a Greenpen — uma caneta feita de papel semente que pode ser plantada após sua utilização. O Instituto GayLussac, em Niterói, também apostou na sustentabilidade e criou um caderno semente, a Escreverde.

O evento foi organizado pela Junior Achievement e Nexa — grupo de ex-alunos da ONG — em parceria com o Shopping Downtown e contou com a participação de especialistas em educação e empreendedorismo, como: Vivian Barros, Coordenadora de Ensino Médio da SEEDUC-RJ, e Eduardo Glitz, Sócio da Startse.

Veja o resumo geral do evento:

Saiba mais: clique aqui!

Sobre a JA:

A Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo jovem do mundo. Fundada em 1919, nos EUA, tem como objetivo despertar o espírito empreendedor nos jovens em idade escolar. Está presente em 118 países e em todos os estados do Brasil. Com apoio de uma rede de voluntários, a sede carioca já impactou mais de 270 mil estudantes nos últimos anos.