Crianças do ensino fundamental tiveram o primeiro contato com as áreas STEM

Os pequenos aprenderam, de forma lúdica, a importância do movimento STEM na sociedade

No início de setembro, alunos da Escola Municipal Dr. Manoel Reis, em Caxias, receberam o programa Nossa Comunidade STEM. A ação foi realizada em parceria com a Ultragaz – empresa de distribuição de gás domiciliar – e contou com a participação de 13 voluntários para aplicar o programa em 7 turmas dos 3°, 4° e 5° anos do ensino fundamental, impactando 199 estudantes com idades entre 8 e 10 anos.

Através de uma linguagem lúdica e com atividades dinâmicas o programa levou aos alunos informações práticas sobre as áreas das carreiras STEM (da sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). A ideia foi mostrar aos alunos como essas profissões estão presentes no dia a dia da sociedade e serão cada vez mais requisitadas num futuro próximo. Convidadas a participar de missões para salvar uma cidade fictícia, a comunidade de “Stencio”, as crianças puderam aprender um pouco mais sobre as áreas STEM, reconhecendo-as na própria comunidade onde vivem e entendendo o impacto que elas produzem.

Foi um dia repleto de brincadeiras educativas que geraram muitas descobertas, pelo método aprender fazendo. Com a ajuda especial dos voluntários da Ultragaz os alunos desenvolveram conhecimentos sobre tomada de decisões, correlação entre as carreiras e ocupações, como viver em comunidade e como funciona a circulação do dinheiro na sociedade.

Em uma das turmas de 4º ano, por exemplo, a empolgação tomou conta do início ao fim. Para as pequenas, da turma 402, Maria Clara, Ágatha e Ana Carolina, o dia foi especial e muito divertido. A aluna Ágatha expôs um grande interesse pelas discussões sobre tecnologia, enquanto Ana Carolina e Maria Clara ficaram encantadas com as atividades Matemáticas e despertaram o desejo em ser professoras.

“Foi muito bom para nossa escola receber a ação com os voluntários da Ultragaz nesse momento. Serviu como estímulo para os nossos alunos.” Contou Silvia Duarte, coordenadora pedagógica da escola, sobre o resultado do programa.

Sobre a Junior Achievement:

A Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo jovem do mundo. Fundada em 1919, nos EUA, tem como objetivo despertar o espírito empreendedor nos jovens em idade escolar. Está presente em 120 países e em todos os estados do Brasil. Com apoio de uma rede de voluntários, a sede carioca já impactou mais de 300 mil estudantes nos últimos anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *