Voluntários do Programa Miniempresa no Junior Achievement Day, evento realizado em comemoração aos 100 anos da JA pelo mundo.

Ser voluntário vai além de uma simples prática social. Ser voluntário é inspirar outras vidas, doar tempo, compartilhar conhecimentos e experiências. Ser voluntário é tomar a decisão de impactar pessoas e permitir ser impactado por elas, independente das circunstâncias e da falta de tempo do dia a dia.

Para celebrar o dia do voluntariado, gostaríamos de expressar nossa gratidão aos nossos voluntários. Muito obrigada por acreditarem na educação empreendedora, por fomentarem a importância do desenvolvimento pessoal e por acreditarem em nosso trabalho. Vocês são peças fundamentais para transformar o processo de aprendizagem mais leve e mais interativo, além de serem espelhos para muitos jovens. Sem vocês o nosso trabalho não teria tamanha força.

Confira o depoimento dos voluntários expressando a importância do voluntariado para suas vidas.

Márcia Trotte é colaboradora da Shell e sua primeira experiência de voluntariado aconteceu há 14 anos, graças a uma parceria entre da Shell e a Junior Achievement. Márcia nos contou por que se dedica ao voluntariado há tantos anos. “O voluntariado é a possibilidade de reunir um indivíduo ou pessoas, que tenham o mesmo objetivo de trabalhar em prol de uma população que está sedenta e carente de conhecimento, sabendo que podemos ser responsáveis por uma mudança no seu futuro de vida. Sou voluntária porque sinto a necessidade de passar adiante tudo aquilo que a vida me oportunizou, sabendo que posso ajudar a melhorar as pessoas para termos um mundo melhor.”

Ex-aluno do programa Miniempresa e colaborador da SBM Offshore, Caio Fernando explicou como foi inspirado a se tornar um voluntário. “Participei do Miniempresa em 2010 e essa experiência me auxiliou na escolha da minha graduação, além de contribuir para que eu conseguisse meu primeiro emprego. “Quando soube que a SBM aplicaria um programa em parceria com a Junior Achievement, fiquei muito animado para me voluntariar, pois seria a oportunidade de retribuir todo o aprendizado e experiências que recebi. A interação e troca de experiências é tão enriquecedora que fica difícil saber quem está realmente ajudando quem.”

Luciana Oliveira, uma voluntária independente, deixou seu depoimento explicando como consegue se dedicar ao voluntariado. Ela conheceu a ONG através da indicação de amigos e o primeiro programa que participou foi o Miniempresa, em 2018. “Cada um tem sua causa, as minhas são jovens e mulheres, gerando impacto social através de capacitação para geração de renda. Descobri através do voluntariado que a melhor coisa que podemos fazer é ajudar pessoas! A gente ganha muito mais do que dá: amigos, colaboradores, força, conhecimento, empatia e até disposição para seguir. Hoje sou voluntária em cinco iniciativas e faço campanha para que todos se voluntariem, porque sei dos benefícios para todos os envolvidos. Como diz o querido Pedro Werneck: “Doar é um ato inverso. Ser voluntário é questão de prioridade, vou tentando equilibrar como eu consigo, às vezes priorizo um ou outro, dependendo da demanda. Ser voluntária me faz muito feliz!”

Thais Marques é voluntária no Miniempresa e conheceu o programa através da Ancar Ivanhoe, empresa na qual trabalha. Ela explicou por que decidiu se voluntariar. “Decidi ser voluntária porque eu queria sair da minha zona de conforto, conheci a Junior Achievement aqui na empresa e achei que seria um bom caminho, já que eu poderia desenvolver características que eu não possuía. Depois que eu comecei a me envolver e conheci as histórias, me identifiquei, porque conheci pessoas no meu caminho que me fizeram buscar coisas novas, então eu resolvi ser essa pessoa na vida dos jovens através da Miniempresa. Eu não vou conseguir mudar o mundo, mas posso ajudar o mundo de algumas pessoas e dar a oportunidade de eles terem novas oportunidades.”

Parabéns aos nossos voluntários por realizarem um trabalho tão importante com tanto carinho!

E se você ainda não é um voluntário, inspire-se nessas histórias e permita-se vivenciar essa experiência. Clique aqui!

Sobre a Junior Achievement:

A JA é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo jovem do mundo. Fundada em 1919, nos EUA, tem como objetivo despertar o espírito empreendedor nos jovens em idade escolar. Está presente em 120 países e em todos os estados do Brasil. Com apoio de uma rede de voluntários, a sede carioca já impactou mais de 270 mil estudantes nos últimos anos.