Na última quinta-feira (06/12), voluntários, professores, coordenadores e alunos se reuniram na sede do IBP para celebrar mais um encerramento da Trilha Empreendedora. A manhã foi recheada de surpresas, homenagens e muita inspiração. A abertura começou com a palavrinha do Presidente da BP, uma das empresas do setor de óleo e gás apoiadoras do projeto. “A importância de formar jovens protagonistas e que não desistem dos sonhos é latente. Fui aluno de escola pública durante toda a minha vida e sei o quanto a motivação é valorosa. Com certeza deixamos um legado nessas escolas e espero que possamos inspirar ainda mais estudantes brasileiros”, disse Adriano Bastos.

Adriano Bastos, Presidente do BP, falando sobre a importância da Trilha Empreendedora e do envolvimento das empresas de óleo e gás neste projeto.

Ainda contamos com o depoimento de alguns voluntários, que subiram ao palco e contaram suas experiências com o projeto. “Sempre participei de programas voluntários, mas acho que ainda faço muito pouco. Na Trilha eu tive a oportunidade de fazer mais. Nunca tinha entrado em um CIEP e pude conhecer o CIEP 303 Ayrton Senna – da Rocinha. Além de tomar consciência sobre a realidade dos jovens e ter a chance de contribuir. Foi super gratificante!”, disse Flávio – da área de Qualidade da Subsea 7.

Já Felipe, também da Subsea, disse querer voltar em 2019. “Foi meu primeiro ano de Trilha e a primeira vez que participo de um projeto de voluntariado. Fiquei com aquele friozinho na barriga porque a sala estava bem cheia e acho que essa troca com os jovens foi extremamente positiva. Eles foram todo o tempo curiosos e participativos”.

Alguns professores e alunos participantes relataram o quanto se beneficiaram no decorrer do ano. “Esse contato com os voluntários, que começa na Trilha, se estende a outras atividades da Junior Achievement. Para mim, esse é um dos maiores ganhos. É impressionante a interação que esse trabalho tem. A Voluntária Danielle (Aker Solution), por exemplo, foi nos ajudar em outro projeto e a Michele (Shell) contribuiu para que pudéssemos realizar uma confraternização para os formandos do ano. O que quero dizer é que o relacionamento proporcionado na Trilha Empreendedora foge à sala de aula e fica para a vida”, afirma a Professora Rita.

Para os alunos o acesso ao conteúdo também é uma oportunidade de se preparar melhor, principalmente, para o mercado de trabalho, desenvolvendo “soft skills”, e tendo acesso a conhecimentos técnicos específicos, como: elaboração de currículo, orçamento familiar, etc. Tudo isso dentro da sala de aula. “Queria agradecer aos voluntários todo apoio e compartilhamento de conhecimento. Os momentos que vivi na Trilha ficarão marcados e levarei essas experiências para a minha vida”, disse Lucas, estudante do Colégio Estadual Antonio Maria Teixeira.

Agradecemos imensamente a todos que fizeram a Trilha Empreendedora acontecer em 2018. Cada escola, aluno, coordenador e professor. Em especial, a todas as 16 empresas apoiadoras e ao IBP, que viabilizaram o projeto e envolveram seus profissionais como voluntários em prol da educação empreendedora. 2019 tem muito mais!

A Trilha Empreendedora:

A Trilha Empreendedora é um projeto, em parceria com as empresas associadas ao IBP e a SEEDUC, que prevê a aplicação de uma sequência de programas da Junior Achievement dentro do currículo do ensino médio de escolas da rede estadual do Rio de Janeiro. Este ano, a Trilha Empreendedora impactou 2.300 alunos da rede pública estadual, beneficiando 24 escolas em 10 municípios do estado.

Saiba mais: https://www.jarj.org.br/trilha-empreendedora/

A Junior Achievement:

A JA é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo jovem do mundo. Fundada em 1919, nos EUA, tem como objetivo despertar o espírito empreendedor nos jovens em idade escolar. Está presente em 118 países e em todos os estados do Brasil. Com apoio de uma rede de voluntários, a sede carioca já impactou mais de 270 mil estudantes nos últimos anos.