Projeto é fruto de parceria entre a Academia de Futebol Pérolas Negras e a Junior Achievement Rio de Janeiro, ONG de educação empreendedora para crianças e jovens

A Academia de Futebol Pérolas Negras formou uma rede de associações esportivas nas periferias do estado do Rio de Janeiro, na qual 400 jovens receberão uma formação empreendedora, ministrada e certificada pela Junior Achievement. O projeto visa preparar os jogadores para a gestão de carreira e mercado de trabalho, através de uma série de programas que formam uma trilha com duração de aproximadamente oito meses. Ao todo, são sete comunidades da Baixada Fluminense, Resende, Niterói e Rio de Janeiro. Cada localidade contará com duas turmas, sendo uma para os atletas com idades entre 15 e 19 anos e outra para os membros das comunidades que têm entre 20 e 24 anos, e não possuem vínculos aos clubes de futebol. As vagas para voluntários estão abertas, confira o link de inscrição abaixo.

O conteúdo do projeto é baseado na Trilha Empreendedora da Junior Achievement, cujo a metodologia inclui sete programas com temas de gestão financeira, empreendedorismo, ética, vantagens de permanecer na escola, profissões do futuro, e o último programa propõe que os jovens criem suas próprias startups. Todas as atividades são práticas e lúdicas, com a linguagem futebolística para a turma de atletas e linguagem empreendedora para a turma dos membros das comunidades. “O conteúdo deste projeto ajudará os jovens a criar uma perspectiva de futuro, para além da escolha de ser jogador de futebol. Pensando no gerenciamento de carreira, de dinheiro, e do próprio trabalho em geral.” Contou a gestora de programas da Junior Achievement, Maria Clara Wasserman.

O objetivo da iniciativa é preparar os atletas para realizarem uma boa gestão de suas carreiras, e empoderar os jovens periféricos a se prepararem para o mercado de trabalho, ou até mesmo ajudá-los na construção de seus próprios negócios.

Cada programa dura em média um mês, totalizando aproximadamente oito meses de duração do projeto. Todas as atividades serão aplicadas por voluntários que são capacitados pela Junior Achievement para dar apoio e acompanhar o desenvolvimento dos jovens ao longo do processo. E para quem concluiu, ou está cursando uma graduação e atua nas áreas de gestão, esta pode ser uma oportunidade de adquirir experiência e se aprofundar em assuntos técnicos ocupando a função de voluntário no projeto e receber um certificado de participação. Para se inscrever basta acessar: abre.ai/mentor-voluntario

A Academia Pérolas Negras coordena uma rede de associações esportivas de comunidades que, juntos, mobilizam e treinam cerca de 2.000 crianças e adolescentes em situações vulneráveis. A parceria com a Junior Achievement permitirá a aproximação do futebol com a educação escolar e o empreendedorismo, gerando oportunidades de formação e inclusão produtiva através do engajamento com o esporte, fomentando o empoderamento dos jovens das periferias para que consigam mudar a atual realidade financeira em que vivem. “O nosso objetivo é tirar as pessoas da baixa renda e levar para a classe média, nós acreditamos que com criatividade e aparato técnico esses jovens conseguirão chegar lá.” Afirmou Tiago Cesar Fernandes, CEO do fundo de investimentos VRB, que financia o projeto.

Sobre a Junior Achievement 

A Junior Achievement é a maior e mais antiga ONG de educação empreendedora para crianças e jovens do mundo, abordando prática em negócios, economia e empreendedorismo. Fundada em 1919, está presente em 120 países e em todos os estados do Brasil. Com apoio de uma rede de voluntários, a sede carioca já impactou mais de 300 mil estudantes nos últimos anos.