Atenção: procura-se jovens empreendedores!

Você falou em talentos?

Sim, aqui você encontra um banco de jovens talentosos dispostos a mostrar o que aprenderam na prática ao gerir sua própria empresa estudantil ainda no ensino médio. Então esta é a oportunidade de encontrar um jovem aprendiz ou um estagiário com talento e perfil empreendedor. Para ter acesso ao banco, mande um e-mail para: [email protected] com uma solicitação.

Todos os jovens deste banco passaram pelo Miniempresa, um dos programas da JA. Além de aprender sobre fluxo de caixa, estratégias de marketing e técnicas de produção – só para citar alguns pontos – os jovens aprenderam a trabalhar em equipe, gerir conflitos, tomar decisões e buscar soluções criativas. Competências e habilidades essenciais no mundo em transformação.

A ideia deste banco de talentos surgiu de um grupo de empresários que reconheceu nos jovens integrantes do Nexa – grupo de ex-alunos da JA – o perfil empreendedor tão desejado hoje nas empresas. “Eu fui voluntário da Junior Achievement em um programa e fiquei impressionado com a postura dos jovens do Nexa. Eles tinham passado por uma experiência única no ensino médio, e ficou claro para mim o diferencial deles em termos de postura e determinação”, conta Tom Osborne – empresário do setor de construção e um dos idealizadores do banco de talentos.

Um perfil para cada vaga

Neste banco de talentos, você pode consultar o currículo e o perfil comportamental de jovens do Nexa que estão em busca de uma vaga de estágio ou de jovem aprendiz. Os perfis foram criados a partir do DISC – ferramenta utilizada por grandes empresas e que detecta as características comportamentais das pessoas, como forças, motivações, forma de gerenciar e de se comunicar, entre outras.

Todos os testes foram feitos pela Etalent, empresa com mais de trinta anos de atuação no treinamento e desenvolvimento de pessoa. Segundo Flávia Queiroz, gerente da Etalent, “a ideia é ajudar as empresas a definirem o jovem a partir do perfil comportamental exigido para aquela vaga, de forma mais eficiente para os dois lados”.

Perfis de Destaque

Ingryd Souza

Jovem estudante da UFRJ em Bacharel em Administração e participa do Nexa há 3 anos. Segundo relatório DISC, seu talento se enquadra na categoria de Gerenciador. Pessoas com uma natureza objetiva e assertiva para o fechamento de negócios e perfil positivo, arrojado, competitivos e persistentes.

 

Ingrid Aleixo

Estudante da FAETEC está no último ano do ensino médio com formação técnica em Administração e faz parte do Nexa há 8 meses. De acordo com o relatório DISC possui um perfil de talento Recuperador. Pessoas com esse talento adoram recuperar coisas que pareciam perdidas, utilizam muito de sua capacidade de concentração e sua facilidade para lidar com assuntos complexos e cheios de detalhes e para encontrar soluções precisas para os problemas. Geralmente são autodidatas ou especialistas em áreas específicas, tendo uma tendência natural para conseguir fazer milagres, pois sempre buscam entender como as coisas funcionam.

 

Pedro Santos

Estudante da UFF no curso de Engenharia de Telecomunicações, e também formado em técnico de Eletrônica pela FAETEC, participa do Nexa há 2 anos e é atualmente gerente da área de eventos do núcleo. Seu perfil DISC é observador. Os observadores analisam cuidadosamente as situações antes de tomar uma decisão e são capazes de se manter em um plano de ação por muito tempo, até que os objetivos sejam alcançados. Mostram-se confiáveis e trabalham de forma cuidadosa e constante, inclusive em tarefas de longo prazo e repetitivas.

Cases de Contratação

Insolar

Henrique Drumond, à esquerda, e Gabriel de Paulo, à direita.

A insolar é um negócio social que promove a democratização do acesso à energia solar no Brasil através da instalação de painéis solares em comunidades de baixa renda, porém com grande potencial humano e energético. Henrique Drumond, CEO da Insolar, convidou para trabalhar junto dele o jovem associado do Nexa-RJ Gabriel de Paulo para ajudá-lo no desenvolvimento e expansão do negócio.

O Nexa é uma grande fonte de inspiração e energia para mim e para a Insolar. Perceber o quanto os jovens de hoje estão conectados com as novas tecnologias e tendências do mundo e entre eles mesmos – idealizando novas soluções e novos caminhos para a sociedade, tem sido um aprendizado constante. E por atuar no setor energético, toda essa energia positiva não poderia passar despercebida!

…Percebi então que poderíamos conectar as energias e os valores da Insolar com o Nexa e juntos alavancar nossas iniciativas de interesse comum. A chegada do Gabriel na Insolar foi um momento crucial dessa conexão, pois ele trouxe para a Insolar o que havia percebido de melhor no Núcleo. Seu entusiasmo pela missão da Insolar, comprometimento com os projetos, além de contribuições e questionamentos inteligentes nos ajudam a progredir todos os dias como organização e como pessoas. Tudo isso sem descuidar dos estudos e da vontade de aprender e se aperfeiçoar, que são os alicerces da formação de um bom profissional, empreendedor e cidadão.

Agradeço ao Gabriel e ao Nexa pela parceria, que espero que se renove a cada novo ciclo de inspirações!” – Depoimento de Henrique Drumond.

Iniciativa feita em parceria com

Print Friendly, PDF & Email