A primeira edição do Tack festival, que acontecerá no dia 24 de novembro, no Parque Lage, será dedicada à toda a família. Crianças, jovens e adultos poderão participar de atividades artísticas, oficinas de games, dinâmicas de cultura maker, viagens virtuais, criação de imagens em 360º, entre outras atividades. O evento ainda será palco de um cinema a céu aberto, de apresentações musicais, de uma exposição de arte, recreação infantil com atividades circenses e show de palhaços. A programação conta também com uma série de debates e encontros com especialistas em inovação e tecnologia no Brasil.

Durante o festival, além de toda a programação cultural, também acontecerá a etapa final do Desafio Tack Rio, que propôs o desenvolvimento de soluções criativas e tecnologias para um desafio cultural através da metodologia do programa Innovation Camp – Junior Achievement. O objetivo do programa é que estudantes das mais variadas realidades, organizados em equipes, possam encontrar soluções inovadoras para um desafio proposto. Durante o processo, os participantes contam com a ajuda de mentores e voluntários que vão auxiliá-los no desenvolvimento de projetos. Com a duração de oito horas, os alunos participam de atividades de brainstorming e geração de ideias, especialmente design thinking. A equipe vencedora será premiada com uma viagem para a Brazil Conference 2019, na Universidade de Harvard e Massachusetts Institute of Technology (MIT) nos Estados Unidos, em abril de 2019.

Lembrando que o Desafio Tack Rio começou semanas antes e classificou apenas uma equipe de cada escola. Veja abaixo o trailer da aplicação do projeto na Escola Eleva.

Além da premiação para o grupo vencedor, a atividade visa apresentar ao universo estudantil os conceitos de design thinking, os bons resultados que a mistura entre a tecnologia e a cultura popular podem gerar, o desenvolvimento de novas competências e, ainda, propor a interação de pessoas com realidades e vivências diferentes para compartilhar ideias de soluções para todos.

Sobre a JA:

A Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo jovem do mundo. Fundada em 1919, nos EUA, tem como objetivo despertar o espírito empreendedor nos jovens em idade escolar. Está presente em 118 países e em todos os estados do Brasil. Com apoio de uma rede de voluntários, a sede carioca já impactou mais de 270 mil estudantes nos últimos anos.