Missão cumprida para os 28 jovens que terminaram o programa JA Startup by Dell no último dia 27 de maio. Diante de um júri de peso, os jovens – todos alunos do ensino médio da rede pública – apresentaram suas startups e defenderam os modelos de negócio desenvolvidos, ao longo de oito semanas, com apoio de mentores voluntários da Dell e da StartSe. “Não existe outra forma de estimular o progresso, a não ser através da educação. Poder incentivar essa garotada a ter visão de futuro e tecnologia, e orientar projetos tão bacanas como os que surgiram aqui, é simplesmente sensacional”, conta Ricardo Costa, mentor voluntário da Dell.

Os participantes criaram ao todo oito startups, com soluções para problemas diversos, incluindo um gerenciador de vagas de estacionamento ociosas e uma plataforma de trocas de objetos inutilizados. O destaque ficou para a estudante Carolyne Ricardo, do Colégio Estadual José Leite Lopes, no Andaraí. A jovem de 16 anos, motivada a atender os desejos que surgiram a partir da convivência com a sua própria avó, apresentou um aplicativo que oferece diversão e segurança para a terceira idade e ainda inclui um clube de benefícios.

Com o APP batizado de SUPIMPA, a jovem garantiu junto com os integrantes da PaGo, que ficou em segundo lugar, a oportunidade de conhecer as sedes de tecnologia e inovação da Dell e da StartSe e um jantar oferecido pelo Grupo Trigo, no restaurante Gurumê. “Esse programa me proporcionou novos horizontes, empoderamento, confiança e a certeza de que consigo chegar onde quiser”, ressalta a aluna.

Além de abrir horizontes, o JA Startup é um programa que estimula no jovem a criatividade e a capacidade de inovar, através do método aprender-fazendo. Durante as aulas, jovens entre 15 e 20 anos aprendem, criam e avaliam novas formas de se oferecer serviços, entretenimento, etc. A iniciativa, fruto da parceria com a StartSe e apoio da Dell, aconteceu no espaço Wework no centro do Rio de Janeiro e reuniu alunos de diferentes instituições públicas. Sendo um dos maiores entusiastas da cultura empreendedora no Brasil, Amure Pinho, presidente da Associação Brasileira de Startups e jurado no Demoday, elogiou a iniciativa de estimular a atitude empreendedora desde cedo. “Provavelmente o empreendedor é aquele que tem o maior domínio do próprio destino para mudar sua realidade, independente de onde começou”.

 

Veja aqui as startups criadas pelos jovens: 

Em 1º lugar| SUPIMPA – O aplicativo oferece diversão e segurança para a terceira idade, proporcionando qualidade de vida e alegria na rotina de idosos.

– Carolyne Ricardo.

Em 2º lugar| PaGO – Esse startup visa facilitar as compras do dia a dia. O aplicativo proporciona a experiência de um mercado inteligente na palma da sua mão, de forma simples e rápida.

– Maira Alice Carvalho, Felipe Sthepan, Giovana Iorio Alves e Valdir Neto.

Em 3º lugar| EXCHANGE – A plataforma de troca oferece fácil opção de renovar seus pertences e liberar mais espaço na sua casa. Você disponibiliza seu produto e encontra alguém com outro interessante.

– Breno Aloyr, Lara Eduardo Campos e Pedro Lucas Norat.

 

ELife  –  É uma plataforma que disponibiliza a compra e venda de produtos sustentáveis por um preço justo e acessível. Ajudando você a ajudar o planeta!

– Joice de Oliveira, João Victor Bastos, Luiza Molina Antunes, Susana Sales e Maria Clara Quintanilha.

 

EFSec  –  Startup focada em solucionar o problema de muitos motoristas que perdem tempo e dinheiro procurando vagas no grandes centros. Conectando os usuários aos estacionamento parceiros por meio de uma plataforma digital reformulamos a maneira como você investe seu tempo.

– Gabriel Tiberius, Deborah Jordão de Carvalho, Gabriella Paiva de Oliveira do Amparo, Rayssa Portela e Érica dos Santos Fernandes.

 

We do – Um aplicativo que busca facilitar a comunicação para a prestação de serviços dentro de uma comunidade.

– Herlam Lima, Gabriela Peres, Fernando Brito, Nathalia Barbosa e Raphaela.

 

100Tempo  –  App para facilitar o dia a dia de quem usa transporte público, se adaptando à rotina do usuário e o ajudando a poupar tempo.

– Yuri Cesar Cristovão, Angelo Duarte, Lorena e João Pedro.

 

Onlimóveis  –  Uma plataforma que faz a conexão entre comprador vendedor e corretor. Mostrando para o vendedor diversos corretores que atuam na área de seu imóvel. Cobrando menos do corretor para que ele ganhe visibilidade.

– Igor Castro.

 

Obrigada aos mentores e jurados voluntários!

Mentores: Danilo Martins, Vítor Silva, Ricardo Alencar, Dalmo Marcolino, Eduardo Sousa e Paulo Abelha.
Jurados: Wilson Lee Chung, Taiza Castello Branco, Gilvan Bueno Costa, Bernardo Atem Francischetti e Amure Pinho.

Sobre a Junior Achievement:

A JA é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo jovem do mundo. Fundada em 1919, nos EUA, tem como objetivo despertar o espírito empreendedor nos jovens em idade escolar. Está presente em 118 países e em todos os estados do Brasil. Com apoio de uma rede de voluntários, a sede carioca já impactou mais de 270 mil estudantes nos últimos anos.