Junior Achievement se reinventa para manter a contribuição para a educação empreendedora de jovens em idade escolar

A Junior Achievement Rio de Janeiro, ONG de educação empreendedora para jovens e crianças, está imersa nos desafios digitais impostos pelo novo coronavívus e vem amplificando a entrega de seus projetos para manter a contribuição a partir da produção de conteúdos qualificados para estudantes da rede pública de ensino. Os programas de empreendedorismo, economia e mercado de trabalho, antes aplicados presencialmente nas salas de aula, serão entregues on-line por meio de uma plataforma desenvolvida pela instituição para atender o maior número possível de jovens. A ideia é que esses alunos continuem sendo capacitados para o mercado de trabalho e consigam destaque em seus currículos para conquistar uma vaga de emprego. Os cursos on-line disponíveis são: Economia Pessoal, O Futuro do Trabalho, Conectado com o Amanhã e JA Startup. E serão beneficiados com os conteúdos os alunos das escolas estaduais parceiras, no entanto, alguns cursos estarão disponíveis para o público geral.

Em qualquer cenário de crise social, a educação sofre grandes impactos que afetam a entrega de conteúdo, o cronograma escolar e o desempenho dos alunos, aumentando significativamente a evasão escolar.

“Acreditamos que a educação de qualidade na rede pública é a principal ferramenta para mudar o cenário econômico, pois quanto mais jovens capacitados para atuar no mercado de trabalho ou empreenderem, maiores serão as oportunidades de aumento da renda familiar”, afirma Graziella Castilho, presidente da JA Rio de Janeiro.

Após cem anos de atuação dentro das salas de aula de todo o mundo, contando com o apoio de voluntários do mercado de trabalho para compartilhar conteúdos e experiências aos alunos, a Junior Achievement está mostrando que sabe inovar criando uma plataforma que permitirá aos jovens o acesso ao conteúdo dos programas da ONG, mantendo a troca com voluntários que auxiliam os alunos nas atividades e com dicas do mercado de trabalho. “Nosso objetivo é que estejam prontos para estudar e trabalhar, já que muitos não poderão abrir mão da renda do trabalho para complementar junto a suas famílias”, complementa.

Os programas disponibilizados previamente, fazem parte do projeto Trilha Empreendedora, que já acontece em parceria com a SEEDUC integrando a grade curricular das escolas estaduais, sendo eles: Economia Pessoal, que ensina a fazer orçamentos, planejamentos financeiros e controle de gastos; O Futuro do Trabalho, que aborda as profissões que estão surgindo e as novas possibilidades de atuações e destacando as habilidades necessárias da carreira; Conectado com o Amanhã, que visa estabelecer um planejamento de carreira,

ensinando a construir um currículo e como se comportar numa entrevista; e o JA Startup, que desafia as habilidades empreendedoras do jovem, propondo a criação de uma startup. A princípio, os alunos das escolas da rede pública de ensino terão acesso liberado a todo o conteúdo dos programas, e a expectativa é que, em breve, os cursos sejam disponibilizados para os demais jovens interessados.

“A metodologia dos programas continuará com foco no que chamamos de ´aprender-fazendo`, desta forma, serão disponibilizados os materiais com os conteúdos educativos sempre acompanhados de atividades que façam o aluno colocar em prática o que aprendeu. O jovem poderá acessar o material a qualquer momento para estudar e encontrar o voluntário para tirar suas dúvidas por meio de lives nos dias e horários estabelecidos no cronograma do programa”, conta Graziella.

A Junior Achievement espera aumentar as chances de empregabilidade dos jovens e estimular o empreendedorismo, principalmente após a crise causada pelo Coronavírus, onde o desemprego afetará 13,8 milhões de brasileiros – segundo o Valor Investe – e as empresas contratarão os mais capacitados. Para continuar contribuindo para a educação pública, a Junior Achievement conta com o apoio de empresas privadas e pessoas físicas que valorizam e se preocupam com o cenário educacional do país. Para ajudar a educar mais jovens do Rio de Janeiro, acesse o site: https://www.jarj.org.br/doe ou entre em contato pelo e-mail: querodoar@jarj.org.br.

Sobre a Junior Achievement 

A Junior Achievement é a maior e mais antiga ONG de educação empreendedora para crianças e jovens do mundo, abordando prática em negócios, economia e empreendedorismo. Fundada em 1919, está presente em 120 países e em todos os estados do Brasil. Com apoio de uma rede de voluntários, a sede carioca já impactou mais de 300 mil estudantes nos últimos anos.