Trilha Empreendedora

A Trilha Empreendedora é um projeto que prevê a aplicação de uma sequência de programas da Junior Achievement dentro do currículo do ensino médio de escolas da rede estadual do Rio de Janeiro. Em 2018, a Trilha será ampliada para 24 escolas de 10 municípios do estado, e atenderá alunos do 1° e 2° ano do ensino médio, com uma sequência estruturada de programas nos eixos de empreendedorismo, educação financeira e preparação para o mundo do trabalho.

Os professores aplicam os programas em sala de aula com apoio de voluntários das empresas parceiras. A Junior Achievement oferece a metodologia e o material didático dos alunos e mentores e realiza a capacitação de professores e voluntários.

O projeto começou em 2017, com aplicação de dois programas para mais de 1400 alunos, e participação de 86 voluntários das empresas parceiras.

Projeto piloto em 2017

 

Qual a relação de municípios beneficiados esse ano?

Quer conhecer melhor sobre os programas?

Programa As Vantagens de Permanecer na Escola – mostra aos alunos a importância de continuar estudando, integrando conceitos de empregabilidade, educação e qualificação. Além de apresentar os benefícios do estudo através de um jogo de tabuleiro, análise de gráficos, elaboração de um orçamento, planejamento de carreira e debate.

Programa Economia Pessoal –  ajuda alunos a entenderem seus interesses e suas habilidades pessoais, a explorar opções de carreira e a descobrir o valor da educação. Eles aprendem sobre orçamentos, gerenciamento financeiro pessoal, familiar e as vantagens e desvantagens do uso do crédito.

Programa Vamos Falar de Ética – Através de um jogo de dilemas éticos e outras atividades práticas, os jovens refletem sobre conduta ética em suas vidas profissionais e pessoais, calculam o custo de falta de ética e aprendem a desenvolver um código de ética da escola.

Programa Conectado com o Amanhã – Possibilita aos alunos um momento de reflexão sobre o futuro, oferecendo perspectivas de carreiras e informações sobre as competências comportamentais desejadas no mundo de trabalho.

Programa Empresa em Ação – Apresenta aos jovens as principais características do sistema econômico do Brasil e o papel das empresas. As atividades são projetadas para reforçar conceitos econômicos ensinados em história e geografia. Os estudantes aprendem as etapas envolvidas no planejamento de um negócio, produção e comercialização de um produto. Eles também estudam responsabilidade social e o papel do governo na economia.

Programa As Habilidades para o Sucesso – Com carga horária de 10h, o programa “Habilidades para o Sucesso” atua na preparação e no desenvolvimento sociocomportamental dos jovens. Através de atividades prátics, são trabalhadas 16 habilidades essenciais no mundo do trabalho, entre elas: saber ouvir, ler e compreender, apoiar e influenciar, escutar com atenção, planejar, cooperar, entre outras.

Programa Empresário Sombra – Proporciona aos jovens a oportunidade de conhecer o dia-a-dia de um profissional ou empreendedor. Durante um dia, estudantes acompanham a jornada de trabalho e aprendem sobre uma série de carreiras.

Como o projeto foi viabilizado?

A Trilha Empreendedora é uma parceria com a SEEDUC – Secretaria de Estado de Educação – e foi viabilizada graças ao investimento e a participação de voluntários de empresas do setor de óleo e gás e do IBP, em uma iniciativa da Comissão de Responsabilidade Social do Setor.

Empresas que Enxergam Longe

Este projeto contribui com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS)

Galeria de fotos | 2017

Depoimentos sobre voluntariado

“Muito gratificante saber que podemos, de alguma forma, influenciar positivamente outras pessoas. E que podemos fazer alguma diferença nesse mundo tão complicado, onde as pessoas estão cada vez mais superficiais, onde os valores estão indo embora e o egocentrismo tem tomado conta de muitos”.

Elisabete Lopes de Oliveira – IBP.

“Podemos transformar muita coisa em nossa volta através de oportunidades na educação, na vida. Me senti mais engajado na empresa, pois acredito nas ações que ela propõe, junto com os institutos na qual é parceira”.

Marcilio Calado – Wilson Sons.

“Excelente. Eles motivaram os alunos em todos os momentos do Projeto. Foram responsáveis com seus testemunhos mostrando aos discentes que é necessário estudar para atingir seus objetivos.”

Walber Gomes da Silva – Colégio Estadual Jorge Zarur.

“Os voluntários estavam extremamente dispostos a dialogar, sanar dúvidas e envolvidos com o projeto”.

Cristiene Marques Raphael – CIEP Brizolão 323 – Maria Werneck de Castro.