O jovem estudante da FAETEC Santa Cruz, Teylor Lucas Alencar – de 15 anos – desenvolveu a Startup Escool durante 8 semanas sob orientação dos mentores: Dalmo Marcolino, Filipi Froufe, Rodrigo Vitorino e Floriana Elen. O programa que Teylor participou foi o JA Startup, lançado em parceria com Startse e Gerdau, cujo objetivo é desenvolver nos jovens os hacks necessários para se criar negócios tecnológicos e trabalhar com novas economias.

O demoday do projeto aconteceu na última quarta-feira (20) na sede da FAETEC Santa Cruz. Colégio este que, no Rio, foi o primeiro a receber o programa. Em 2018, o JA Startup já aconteceu em Pernambuco, São Paulo e Minas Gerais, mas o piloto começou em 2017 no Rio Grande do Sul.

“O JA Startup é um programa sensacional. Nele tive a chance de retribuir e compartilhar meus conhecimentos! Sou de origem muito humilde, também da Zona Oeste do Rio, e poder ajudar, de alguma forma, tantos adolescentes que, assim como eu, possuem certas incompreensões e inquietudes, foi maravilhoso. Ver a dedicação nos olhos dos jovens, apesar das limitações de infraestrutura da escola, não tem preço. O Teylor, por exemplo, é um garoto muito especial e com um talento fantástico de relacionamento interpessoal e criatividade, que são competências importantes para o mercado de trabalho atual e do amanhã. Sem comentar os outros jovens que também demonstraram características notáveis! Estou na torcida por cada um e vou manter contato com certeza”, disse o mentor Dalmo Marcolino.

Taylor Alencar apresentando a sua Startup Escool para a banca de jurados.

A Escool, startup desenvolvida por Teylor, visa o cenário educacional do País. Através de um App, o projeto do estudante funciona como um market place onde jovens podem encontrar de tudo um pouco quando o assunto é educação. Desde um ranking das melhores instituições, promoções, descontos e até mesmo notícias. O garoto apresentou a empresa para uma banca de jurados em apenas três minutos e com muito bom-humor respondeu a todas as perguntas.

A banca de jurados do JA Startup contou com a participação de:

Um time de peso que trouxe diversas provocações e contribuições com as ideias dos estudantes. O desfecho dessa história foi a classificação:

  • 1° lugar: Escool | Teylor Lucas Alencar;
  • 2° lugar: Study | Marcos Vitorino e Mirela Pereira;
  • 3° lugar: I Save Live | Aron Galvão, Gabriela Cetto, Guilherme Vieira e Antonio Lima.

Todos os classificados receberam diversos prêmios, entre eles: um almoço no Outback, sessões de coaching, acesso ilimitado a plataformas digitais, Ingresso VIP de 1 ano nos eventos do Encontro Empreendedor e visita técnica no WeWork e Gerdau, com direito a Bus Party e tudo.

O menino Teylor, que ficou em primeiro lugar, se classificou para a etapa nacional, que será à distância, e concorrerá a uma viagem para São Paulo para participar do maior evento de inovação do Brasil: o Silicon Valley Conference – um dia de Vale do Silício no Brasil.

Gostaríamos de agradecer a todos os mentores por cederem seu tempo nessas 8 semanas repleta de desafios! E aos jurados, que se disponibilizaram para participar do Demoday e, com carinho, avaliar as Startups desenvolvidas pelos jovens. Muito orgulho! Parabéns a todos.

Confira as fotos:

Sobre a JA:

A Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo jovem do mundo. Fundada em 1919, nos EUA, tem como objetivo despertar o espírito empreendedor nos jovens em idade escolar. Está presente em 118 países e em todos os estados do Brasil. Com apoio de uma rede de voluntários, a sede carioca já impactou mais de 270 mil estudantes nos últimos anos.