Os programas de empreendedorismo da Junior Achievement agora fazem parte do currículo do ensino médio inovador (PROEMI) do Rio de Janeiro. A Trilha Empreendedora irá beneficiar 1000 alunos de escolas da rede pública estadual até o fim desse ano. O projeto está sendo realizado em parceria com a SEEDUC, Secretaria Estadual de Educação, e foi viabilizado graças a empresas associadas ao IBP – Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis – e seu voluntariado corporativo.

Os programas que estão dentro da trilha são “As Vantagens de Permanecer na Escola”,  que combate a evasão escolar mostrando aos jovens a importância de continuar estudando, integrando conceitos de empregabilidade, educação e qualificação, e “Economia Pessoal”, que os ajuda a entender seus interesses e suas habilidades pessoais, a explorar opções de carreira e descobrir o valor da educação. Eles também aprendem sobre orçamentos, gerenciamento financeiro pessoal e familiar e as vantagens e desvantagens do uso do crédito.

Veja o caso de Michel, 16 anos – Aluno do CIEP Ayrton Senna, que foi ganhador do jogo das grandes decisões do Programa As Vantagens de Permanecer na Escola:

“O jogo é uma reflexão sobre minha própria vida, em que comecei mal na escola e agora estou tentando me recuperar, pois estou trabalhando e entendi que preciso me desenvolver e crescer “, disse ele.

Isadora também adorou o jogo, ela tem 15 anos e é Aluna do Colégio Estadual Antônio Maria Teixeira Filho. Guardou até mesmo a cordinha para lembrar da importância de se qualificar. Veja a foto:

Outro relato emocionante sobre os programas da Trilha foi o do voluntário Cassius Cerqueira, Engenheiro do IBP, que estudou em escola pública, vendeu picolé, trabalhou em sapataria e pensou algumas vezes em chutar o balde. Ele pôde passar sua experiência e aconselhar os jovens a persistirem no estudo e qualificação.

Ao total, 26 voluntários de diversas regiões do Rio de Janeiro que aplicaram os programas. Veja alguns depoimentos:

“Foi muito bom! Agradeço pela oportunidade de contribuir um pouquinho com esse projeto tão bacana. Parabéns a JA e espero que alcancemos o objetivo com esses jovens!”, disse Renata Avilla.

“Um gesto simples que gera enorme satisfação pessoal e ainda pode ajudar a juventude. Obrigado pela oportunidade e espero estar em outras.”- Wesley Souza, da Repsol Brasil.

Fotos: