O Innovation Camp é um programa da Junior Achievement cujo objetivo é que estudantes, organizados em equipes, possam encontrar soluções inovadoras para um desafio proposto por uma organização. Durante o processo, os jovens contam com a ajuda de mentores e voluntários que vão auxiliá-los durante o desenvolvimento da ideia.

A associada do Nexa-RJ, Bárbara Soares, foi finalista no Nexa Leadership Awards – premiação do Company of The Year 2017 – onde participantes destaques do evento precisam ajudar a estruturar o Nexa de seu estado/País através de cinco atividades. E unindo forças, Bárbara com apoio do Nexa-RJ organizou um evento usando a metodologia do Innovation Camp com a finalidade de trazer pessoas de fora do Nexa, conectá-las com quem já estava, desafiá-las a encontrar soluções para os desafios do núcleo e dar a oportunidade para que elas se associem.

Os desafios lançados aos participantes do Innovation Camp foram dois: “como atrair jovens para movimentos de empoderamento?” e “como reter jovens em movimentos de empoderamento”? Os insights e ideias encontradas serão compilados e enviados a JA Américas, compartilhando assim o conteúdo como forma de fazer com que outros núcleos do Brasil e outros países possam usufruir e crescer. Além de ajudar na evolução da iniciativa Nexa.

O Innovation Camp ajudou Bárbara em suas atividades. Ela está concorrendo ao prêmio e diz que não é somente pela premiação que está fazendo todo esse trabalho e sim pelo desenvolvimento da Rede Nexa e JA. “Até chegar o sábado, foi uma caminhada longa e trabalhosa. Ver tudo dando certo no dia, as pessoas sorrindo, não dá pra descrever a satisfação. Sou muito grata a todos que apoiaram e estiveram comigo nessa. Estou acostumada a ser a participante, mas ter a oportunidade de tentar o outro lado da moeda foi bem interessante”, disse a jovem.

O Designer, Yuri Corrêa, foi o responsável pela facilitação da metodologia utilizada no Innovation Camp, o Design Thinking. E Gustavo Gelli, CFO da Tátil Design, também marcou presença como mentor e viabilizador do projeto.

Veja o depoimento de participantes do Innovation Camp:

“Foi de extrema importância absorver o conteúdo do Innovation Camp porque poderei utilizá-lo no meu cotidiano de estudo e estágio. Fiquei feliz em conhecer a equipe do Nexa-RJ, achei muito interessante e me identifiquei bastante com o empreendedorismo que o núcleo tanto pratica. Agradeço muito a Junior Achievement por ter me dado a oportunidade de participar de um programa desse porte!” –  Luiza Mello, Aluna de Publicidade na FAETEC- Adolpho Bloch.

“A minha experiência no Innovation Camp foi simplesmente inesquecível. Cheguei lá sem saber o que aconteceria, o que seria dito ou o que seria absorvido por mim. Porém, saí me sentindo uma nova pessoa, totalmente diferente de quando entrei. Eu achava que seria difícil, que não entenderia o que seria dito e que a criatividade, que eu achava não ter, faria falta, mas o programa desenvolveu em mim qualidades que eu nem sabia que possuía. Me induziu a fazer coisas que eu nunca imaginei fazer, trabalhou em mim a empatia, que é algo muito importante e que eu sentia falta. Aprendi a pensar fora da minha zona de conforto e a como tornar qualquer projeto, seja de vida ou profissional, real. Sinto muita dificuldade ao usar palavras para descrever o projeto, pois não são suficientes para demonstrar toda a minha gratidão à JA e ao Nexa. Só tenho a agradecer por essas experiências extraordinárias.” – Rachel Motta, Aluna do Colégio Estadual Pedro Álvares Cabral.