O projeto vai permitir que jovens do ensino médio de escolas públicas do Rio de Janeiro trabalhem conteúdos de empreendedorismo dentro do currículo escolar.

Na segunda-feira, 31/07, a Junior Achievement Rio de Janeiro assinou convênio com a Secretaria de Educação do Rio de Janeiro e o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) para a implantação da Trilha Empreendedora em 11 escolas de ensino médio inovador do Rio de Janeiro. O programa terá o apoio de onze empresas
associadas ao IBP (Aker Solutions, BP, Chevron, QGEP, Ipiranga, Odebrecht Óleo e Gás, Repsol Sinopec, Shell,
Supergasbras, Statoil e WilsonSons), na primeira ação social conjunta do setor.

A Trilha Empreendedora prevê a aplicação dos programas da Junior Achievement de forma contínua e complementar, dentro do currículo do ensino médio inovador. No segundo semestre de 2017, serão aplicados os programas As vantagens de Permanecer na Escola e Economia Pessoal, beneficiando mais de 1.000 alunos da rede pública
estadual. O programa terá a participação de mais de 60 voluntários do setor de óleo e gás. “Para nós do IBP é uma alegria e uma oportunidade se engajar em uma atividade como essa. Entendemos que investir nos jovens para atuarem em qualquer indústria que seja é a saída para o momento que vivemos no País”, disse Jorge Camargo, presidente do
IBP.

As 11 escolas beneficiadas estão localizadas em Tomás Coelho, Acari, Irajá, Maria da Graça, Paciência, Vila Kenedy, Padre Miguel, Inhoaíba, Leblon e São Conrado. “O setor de petróleo ganha muito com o voluntariado ao formar profissionais melhores, com maior capacidade de comunicação. O trabalho com a Junior Achievement, potencializado pelos voluntários, pelo IBP e pelas empresas parceiras, vai disseminar o conceito do empreendedorismo para locais carentes e distantes da capital como Paciência, Vila Kenedy e Acari”, explicou Wagner Victer, Secretário de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

“Estamos muito felizes com o projeto da Trilha Empreendedora no Ensino Inovador, inaugurando um modelo que impacta jovens de forma mais relevante e que conta com o voluntariado de empresas que viabilizaram o projeto através do próprio IBP. Só com a Trilha impactaremos 1.000 alunos, mas desejamos ampliar ainda mais esta atuação em 2018. A Junior Achievement se orgulha muito de fazer parte disto e mais uma vez contribuir para um futuro melhor para os jovens brasileiros”, disse Mariana Carvalho, Presidente da Associação Junior Achievement Rio de Janeiro.

A Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de formação empreendedora jovem do mundo, situada em 120 países e em todos os estados do Brasil. O objetivo da ONG é despertar o espírito empreendedor de jovens ainda em idade escolar através de programas que vão desde o ensino fundamental até o ensino médio. As temáticas dos programas atuam nos pilares: educação financeira, empreendedorismo e preparação para o mercado de trabalho.

No Rio de Janeiro, a JA completa 18 anos e já beneficiou mais de 260 mil jovens até hoje, sendo 85% destes provenientes da rede pública de ensino. Em abril desse ano a organização iniciou uma conversa com a SEEDUC – Secretaria Estadual de Educação – para inserir, oficialmente, seus programas no currículo escolar na rede de escolas públicas com objetivo de impactar ainda mais os jovens do setor.