A competição do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, ITA Challenge, sobre cultura de empreendedorismo e inovação, receberá pela primeira vez um grupo de alunos da Escola Técnica Estadual de Santa Cruz (Rede FAETEC), no Rio de Janeiro. O projeto Bike in Box dos jovens Felipe Batista, Gabriela Cetto e Kaio Silva foi criado no programa da Junior Achievement: JA Startup. Eles tiveram oito encontros semanais com a mentoria de voluntários da Startse e da Gerdau, onde foram orientados sobre como criar um projeto de Startup. Neste momento, 20 alunos desenvolveram seis projetos e apresentaram para uma banca que julgou a inovação e viabilidade das propostas.

Da esquerda para a direita: Felipe Batista, Gabriela Cetto e Kaio Silva.

Após este desafio, os jovens tiveram apoio da diretora Luciane Moura e da professora Edna Ribeiro, para amadurecer a ideia e inscrever o projeto no desafio do ITA. Já classificado, o aplicativo que gerencia compras e entregas via bicicleta no comércio local, quer conquistar novos espaços. O objetivo em participar do ITA Challenge é, além de apresentar para a comunidade acadêmica o Bike in Box, ter a possibilidade de colocá-lo em prática, já que o primeiro lugar receberá R$ 8 mil para a concretização da Startup, além da garantia de acesso à toda tecnologia e estrutura dos laboratórios do ITA.  A Escola também receberá troféu e certificado, o que representa grande conquista para uma Escola Técnica Estadual, da Zona Oeste do Rio.

Sobre a JA:

A Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo jovem do mundo. Fundada em 1919, nos EUA, tem como objetivo despertar o espírito empreendedor nos jovens em idade escolar. Está presente em 118 países e em todos os estados do Brasil. Com apoio de uma rede de voluntários, a sede carioca já impactou mais de 270 mil estudantes nos últimos anos.

Para mais informações sobre o JA Startup, acesse o link: https://www.jarj.org.br/ja-startup-acontece-pela-primeira-vez-no-rio/